ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Bolívia vota para presidente com Evo Morales como favorito

Presidente boliviano tenta se eleger para o terceiro mandato consecutivo e tem 60% das intenções de votos

Data: Domingo, 12/10/2014 00:00
Fonte: AFP/Arquivos, da AFP

Reuters/David Mercado

Grafite do presidente Evo Morales na parede da casa da associação dos produtores de coca em Villa, na região de Chapare, em Cochabamba, Bolívia, em 11 de outubro de 2014

 Grafite de Evo Morales: Presidente é o primeiro indígena a governar a Bolívia

 

A eleição presidencial na Bolívia neste domingo definirá a formação da Assembleia Legislativa e tem como grande favorito o presidente Evo Morales, que busca o terceiro mandato consecutivo (2015-2020).

 

Quase seis milhões de bolivianos estão registrados para comparecer às urnas. A votação começou às 8H00 (9H00 de Brasília) e prosseguirá até as 16H00 (17H00) de Brasília). As autoridades esperam um alto índice de participação.

 

"As eleições nacionais são um fato significativo na vida democrática do país", disse a presidente do Tribunal Eleitoral, Wilma Velasco, ao abrir a votação.

 

As pesquisas da última semana mostraram Morales com quase 60% das intenções de votos, com 40 pontos de vantagem para o segundo colocado, o empresário Samuel Doria Media.

 
 

Morales, um indígena de tendência esquerdista, tinha 59% das intenções de voto nas pesquisas, contra 18% de Doria Medina e 9% do ex-presidente liberal Jorge Quiroga, seus principais rivais.

 

O presidente, o primeiro indígena a governar o país, conseguirá a reeleição se alcançar 50% mais um dos votos válidos ou pelo menos 40% com uma vantagem de 10% sobre o segundo colocado.

 

Os bolivianos também escolherão 36 senadores e 130 deputados para a Assembleia Legislativa Plurinacional.