ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Defesa de Riva derruba 3ª entre 4 condenações do Tribunal de Justiça de MT

Data: Sábado, 11/10/2014 00:00
Fonte: Olhar Direto/ Raoni Ricci

A defesa do deputado estadual José Riva (PSD) conseguiu derrubar mais uma condenação imposta pelo Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso (TJ-MT). O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), OG Fernandes, suspendeu, ontem (10), o afastamento do social democrata das funções administrativas da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (AL-MT). 

 

É terceira, entre 4 condenações contra Riva, revertida no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Em entrevista ao jornal A Gazeta, em matéria assinada pela jornalista Sonia Fiori, o advogado de Riva, Rodrigo Mudrovitsch, comentou a vitória. Para o advogado, a decisão do ministro OG Fernandes garante ao parlamentar do PSD o retorno efetivo para as funções administrativas do parlamento, como assinar cheques e ordenar despesas. 


Segundo Mudrovitsch, a recente vitória abre precedente para o julgamento do último processo contra Riva. Até ontem, Riva estava apto a presidir as sessões, porém, não tinha autorização para desempenhar as funções de administrador da Casa de Leis. 
 

Ao acatar a liminar da defesa do deputado, o STJ concordou com o argumento da defesa, de que a ‘norma do artigo 20, parágrafo único, da Lei 8.429 de 1992, que prevê o afastamento cautelar do agente público durante apuração dos atos de improbidade administrativa, só pode ser aplicada se presente o respectivo pressuposto, qual seja, a existência de risco a instrução processual’.


Aos poucos, Riva vai revertendo todas as decisões transitadas em julgado que o enquadraram na Lei da Ficha Limpa, impedindo que ele disputasse a eleição ao governo do estado em 2014. O parlamentar teve o registro de candidatura indeferido por unanimidade no Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso (TRE-MT) e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). (Com informações de A Gazeta)