ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Silvano ‘agarra’ a última vaga na Assembleia e Sinop elege três deputados

Data: Segunda-feira, 06/10/2014 00:00
Fonte: De Sinop - Alexandre Alves/ Olhar Direto
Baiano, Silvano e Dilmar foram eleitos para deputado estadual neste domingo

Baiano, Silvano e Dilmar foram eleitos para deputado estadual neste domingo


O município de Sinop aumentou em 50% sua participação na composição da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, passando de dois para três deputados estaduais. Além dos reeleitos Baiano Filho (PMDB) e Dilmar Dal’Bosco (DEM), quem também garantiu uma vaga foi Silvano Amaral (PMDB).

 
Apesar de o PMDB ter lançado dois candidatos na cidade, apenas Silvano era apoiado pelo prefeito Juarez Costa. Amaral foi secretário de Finanças e de Governo nas duas gestões do peemedebista. O gestor municipal inclusive apareceu na propaganda eleitoral na televisão pedindo votos para seu ex-secretário.
 

O candidato do prefeito conseguiu somar 15.310 votos e foi eleito por média, assegurando a última vaga no Poder Legislativo estadual. Amaral foi o terceiro mais votado dentro de Sinop, com 7.821 votos, e conseguiu a outra parte nas cidades circunvizinhas, chancelado pelo apoio de vereadores e prefeitos do partido na região Norte.

 
Graças aos votos obtidos pela coligação, Silvano conseguiu ‘derrubar’ seis candidatos que foram mais votados que ele: Gilmar Fabris (DEM), professor Adriano (PP), Meraldo Sá e Ailton Português (PSD), Jah Jah Neves e Maria Izaura (PDT).

 
Votação de Baiano
 
Baiano Filho conseguiu se reeleger com facilidade, sendo o 4º mais votado no Estado, com 43.042 votos. Ele aumentou em cerca de 51% a votação recebida na eleição de 2010, quando somara o ‘aval’ de 28.407 eleitores. Surpreendentemente Baiano buscou a maioria dos votos fora de Sinop, já que no município fez apenas 8.217. Ele foi o segundo mais votado na “Capital do Nortão”.

 
Votação de Dilmar
 
Dal’Bosco foi o 8º mais votado do Estado, com 38.290 votos. Assim como Baiano, o democrata também fez crescer sua votação em relação ao último pleito, quando somara 22.284 – incremento de pouco mais de 71%. Em Sinop ele foi o ‘campeão’ de votos, com 13.342 eleitores confirmando no botão verde da urna.