ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Em Santarém, devotos de São Francisco homenageiam o santo

Exemplo de vida dado pelo santo atrai muitos devotos. Comunidade São Francisco tem programação neste final de semana.

Data: Sábado, 04/10/2014 00:00
Fonte: Do G1 Santarém

Dia de São Francisco de Assis é comemorado neste sábado (4). Para os católicos, esse é um dia de festa e devoção ao santo. Em Santarém, oeste do Pará,  muitas pessoas são devotas do padroeiro que é um exemplo de humildade através de sua história.


Para a aposentada Maria Raimunda Batista, que faz parte  da comunidade São Francisco de Assis, no bairro Caranazal, o amor pelo santo vem de muito tempo, e isso é demostrado todos os dias através de orações e dedicação. “Desde quando eu cheguei aqui na comunidade, em 1976, comecei a participar da igreja, dos encontros  junto com toda a minha família”, conta.


São Francisco de Assis é um dos santos mais importantes da igreja católica, ficando conhecido pela dedicação aos pobres, a natureza e aos animais. Ele era um jovem de família rica que abandonou tudo para seguir a vida religiosa. “Depois que ele viu que aquela riqueza não era suficiente para ele, que ele queria algo diferente, foi que ele largou tudo e foi seguir Jesus”, relata Maria.


Para a igreja católica, o santo tem uma representação muito forte. “ Ele é o santo acolhido por toda a humanidade, dado ao seu exemplo de abraçar a humildade, e isso sobressai em todos os lugares e para nós católicos a sua fidelidade ao evangelho é muito importante”, ressalta o Padre Ademar Ribeiro.


Programação

Neste fim de semana a Comunidade de São Francisco de Assis, localizada no bairro Caranazal, realiza as festividades dedicadas ao padroeiro do lugar, com: bençãos aos animais no sábado, procissão e celebração eucarística durante o sábado, com a presença do Bispo da Diocese de Santarém, Dom Flávio Giovenale.