ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Ibope vai errar em 2014, como fez em 2010 e 2012, argumenta Janete

Data: Sexta-feira, 03/10/2014 00:00
Fonte: RDnews/ Valérya Próspero

A candidata ao governo do Estado Janete Riva (PSD) dispara que o instituto de pesquisa Ibope vai errar o resultado das eleições deste ano assim em 2010 e 2012. “Nem tomei conhecimento da pesquisa Ibope até agora, mas, para mim, perdeu totalmente a credibilidade desde 2010. O Ibope para mim é igual a nada. A verdadeira pesquisa esta nas urnas e será no domingo (5)”.


Janete está em terceiro lugar na pesquisa, com 7%, atrás de Pedro Taques (PDT), 48%, e Lúdio Cabral (PT), 29%, em pesquisa do Ibope, divulgada ontem (2), pela TV Centro América, afiliada da Rede Globo.


A candidata acredita que estará no segundo turno. “Minha pesquisa é o povo, que é quem vota. Sinto o carinho das pessoas nas ruas, a aceitação com participação popular nas reuniões, carreatas e caminhadas que fizemos pelo Estado”.


Nas eleições de 2010, o Ibope chegou a apontar segundo turno nas eleições para o governo do Estado. Mas Silval Barbosa (PMDB) venceu no primeiro turno, com 51,21% dos votos. Para o Senado, o levantamento mostrava Pedro Taques (PDT) apenas na quarta posição, na pesquisa divulgada no dia 27 de setembro.


Segundo os números, Blairo Maggi (PR) tinha 67% das intenções de voto, seguido de Carlos Abicalil (PT), com 36%, Antero Paes de Barros (PSDB), com 24%, e Pedro Taques, com 21%. Na oportunidade, foram oferecidas até duas opções de escolha, com duas vagas para o Senado. 


Já no final da eleição, Blairro Maggi (PR) e Pedro Taques foram eleitos com 37,08% e 24,48% dos votos válidos, respectivamente. Abicalil, que nas pesquisas aparecia em segundo, ficou na terceira colocação, com 18,43% dos votos.


janete_galeria.jpg

Candidata diz que Ibope errou nas duas últimas eleições e vai errar de novo


Em 2012, segundo a candidata, o instituto também apresentou números equivocados na disputa pela prefeitura de Cuiabá. Na última pesquisa Ibope divulgada antes das eleições, Lúdio Cabral (PT) apareceu em primeiro lugar, com 43% das intenções de votos, contra 36% de Mauro Mendes (PSB). Na ocasião, o levantamento mostrou que o petista podia vencer até no primeiro turno.  O resultado do primeiro turno mostrou outro cenário. Mauro Mendes, com 43,96%, contra 42,27% de Lúdio Cabral. 


Diante dos erros dos percentuais, Janete está confiante de que o Ibope erra de novo na última pesquisa divulgada e está confiante de que estará no segundo turno. “O trabalho da nossa militância, a força dos apoios nas ruas das cidades por onde passamos deixam bem claro que a realidade é outra e não é medida por pesquisas”, reforça. (Com assessoria)