ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Preço do café explode no mercado, mas brasileiro continua sem estímulo do Governo

Data: Sexta-feira, 04/02/2011 00:00
Fonte:

Fonte: Notícias Agrícolas // João Batista Olivi e Juliana Ibanhes

Café: Brasil está vendendo muito rapidamente seu estoque, e isso pode trazer perda de renda para o produtor. Questão do endividamento está longe de ser resolvida. Proposta do Governo não atende ao cafeicultor descapitalizado.

Os preços do café estão excelentes no mercado interno, puxado pelo momento de escassez de oferta que refletiu em na Bolsa de Nova Iorque altas históricas. No Brasil, o cafeicultor está vendendo muito rapidamente seus estoques, o que pode trazer perda de renda para o produtor. Propostas do Governo não atendem a cafeicultura brasileira descapitalizada.

Para o deputado federal, Carlos Melles (DEM/MG), apesar de o ano se de bianualidade para a produção cafeeira, cerca de 20% mais baixa do que as anteriores, a produtividade está garantida, mas falta comprometimento do Governo brasileiro de incentivo e melhoria para a atividade.

Há a expectativa de baixos estoques por pelo menos dois anos pela frente e o Brasil se destaca como abastecedor do mundo, com preços sustentados. A questão do endividamento está longe de ser resolvida e o produtor acumula passivos.

Melles acredita que falta comprometimento no repasse dos ganhos do Governo que adquiriu mais de 1 milhão de sacas no leilão de opções, onde o produtor vendeu a R$ 280,00 sua saca para ser vendida hoje a R$ 450,00. No curto prazo, pelo menos, o setor não enxerga melhoras para o problema crônico da cafeicultura brasileira.