ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Equipe do PDI do TCE-MT realiza reunião de acompanhamento do Plano Estratégico de Campo Verde

Data: Quinta-feira, 02/10/2014 00:00
Fonte: Cenário MT

O Tribunal de Contas de Mato Grosso realizou reunião de acompanhamento da execução do Plano Estratégico de Campo Verde. O evento que ocorreu nesta terça-feira (30/09) teve como objetivo dar apoio às equipes que estão implementando as metas que foram elaboradas durante as etapas do Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI). O município é um dos 30 que aderiram ao PDI desde 2012.

 
Na oportunidade, o assessor de Apoio às Unidades Gestoras, João Proença, explicou que “o objetivo da reunião é avaliar os resultados de cada secretaria a fim de verificar se as metas de curto prazo estão sendo realizadas, bem como se há viabilidade de alcançar as metas de longo prazo”.
 
 
Para o prefeito de Campo Verde, Fábio Schoreter as iniciativas do TCE-MT, por meio do PDI, trouxeram uma nova visão à administração pública que é a cultura do planejamento. “Algumas vezes ocupamos nosso cotidiano somente com a solução de problemas mais imediatos, contudo é necessário ter momentos para analisar se nossas ações estão contribuindo para alcançar as metas do Plano Estratégico”, afirmou.
 
 
Em relação aos resultados obtidos, o secretário de Administração, José Ferreira da Cruz pontuou que “estão em andamento as ações que visam dar celeridade ao processo licitatório, melhorar a segurança pública com a instalação de monitoramento por vídeo e disponibilizar rede de internet”. A secretária de Saúde Sandra Badoco, pontuou que “o trabalho realizado até o momento tem como prioridade elevar os indicadores da saúde e melhorar a qualidade de vida que são metas a longo prazo”.
 
 
O PDI do TCE-MT foi criado em fevereiro de 2012 e teve a adesão dos 30 municípios com as maiores população e receita, Secretarias de Estado e a Defensoria Pública que receberam técnicas de boas práticas de gestão a partir da implantação do Planejamento Estratégico. Os municípios que aderiram ao PDI do TCE-MT receberam aulas pelo Ensino à Distância, reuniões de trabalho e duas oficinas presenciais: uma sobre a criação e o funcionamento das Ouvidorias, do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) e do Portal Transparência; outra oficina voltada aos conselhos de Políticas Públicas, cujo objetivo foi promover diálogo com a sociedade local e levar demandas sociais ao Planejamento Estratégico. O TCE-MT ainda oferece software e aporte técnico para todos os órgãos públicos de Mato Grosso instituírem o SIC e o Portal Transparência, dando cumprimento à Lei de Acesso à Informação.
 
 
Os oito primeiros municípios (Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Barra do Garças, Sinop, Sorriso, Cáceres e Tangará da Serra) iniciaram a elaboração dos documentos a partir da assinatura do termo de adesão ao PDI no dia 25 de junho de 2012. Devido ao período eleitoral no final de 2012, os municípios tiveram que realinhar as metas, incluindo as demandas de cada gestor eleito. Já em 2013, as ações do TCE-MT foram voltadas aos outros doze municípios que aderiram às atividades do PDI, sendo: Alta Floresta; Guarantã do Norte; Primavera do Leste; Campo Verde; Campo Novo do Parecis; Barra do Bugres; Lucas do Rio Verde; Nova Mutum; Juína; Juara; Pontes e Lacerda e Poconé.
 
 
Em 2014 outros 10 municípios aderiram ao PDI e começarão a elaborar seu Planejamento Estratégico, são eles: Diamantino, Alto Araguaia, Itiquira, Jaciara, Santo Antônio de Leverger, Alto Paraguai, Sapezal, água Boa, Poxoréo e Juscimeira.