ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Aripuanã: Gravidez e seus cuidados com a saúde bucal

Data: Quinta-feira, 03/02/2011 00:00
Fonte:

Redação Topnews

Entrevista com a Drª Diovana Mocelin, dentista do município.

Qual a recomendação para uma boa saúde bucal da gestante?
Drª - O melhor conselho que se pode dar a uma mulher que está pensando em engravidar é ir ao dentista e resolver todos os problemas bucais, antes de ficar grávida.
Durante a gestação, seus dentes e gengivas precisam de cuidados especiais. Uma higiene bucal adequada, o uso diário do fio dental, uma alimentação equilibrada e visitas periódicas ao dentista são medidas que ajudam a reduzir os problemas dentários que acompanham a gestação. Pois existe um grande número de mulheres que tem gengivite durante a gravidez, com acúmulo de placa bacteriana que se deposita nos dentes irritando a gengiva. É comum haver sangramentos na gengiva durante a gravidez, devido às alterações hormonais. Mas é importante consultar o dentista para descartar qualquer problema mais grave, como a periodontite, inflamação dos tecidos que rodeiam o dente. Quando isso ocorre, o organismo aumenta a produção de prostaglandinas, substância que induz às contrações uterinas, o que pode antecipar o parto.
Mantendo os dentes sempre limpos, especialmente na região do colo dentário, área em que a gengiva e os dentes se encontram você pode reduzir significativamente ou até evitar a gengivite durante a gravidez. E, além disso, ajudar ainda mais a saúde de seus dentes, substituindo os doces por alimentos integrais, tais como queijo, leite, verduras e frutas frescas. Pois, na gestação a mulher se alimenta mais vezes e na maioria delas não realiza a higiene da boca, dando chance para as doenças bucais, como a cárie e gengivite.  Limite o número de vezes que você ingere doces ou lanches a base de amido no dia. Doces ou lanches a base de amido podem fazer com que seus dentes sofram "ataques ácidos". Doces e refrigerantes podem causar cáries.
 
Porque é importante que se faça o Pré-natal e seguir os conselhos de seu médico?
Drª - Isso é importante tanto para a sua saúde quanto para a de seu bebê. Receba a quantidade adequada de cálcio. Você necessita de cálcio para a formação dos ossos e dos dentes de seu bebê.
É de suma importância a visita ao dentista, e não deixar de informá-lo que você está grávida. É melhor marcar uma consulta entre o quarto e sexto mês de gravidez, porque os três primeiros meses são os mais importantes no desenvolvimento da criança. Porém, já no início da gravidez, deve-se procurar o dentista para uma orientação preventiva.

Quais as medidas a serem tomadas?
Drª -
Na maior parte dos casos, radiografias, anestésicos dentais, medicação contra a dor e antibióticos não são receitados durante o primeiro trimestre da gravidez, a não ser que sejam absolutamente necessários. Além disso, sentar-se em uma cadeira de dentista nos últimos três meses da gestação pode ser algo muito desconfortável.  Seguindo todos esses cuidados indispensáveis a gestante se manterá saudável e não irá prejudicar o desenvolvimento do bebê. O tratamento dentário deve fazer parte do tratamento sistêmico, ou seja, deve-se haver um trabalho interdisciplinar da medicina com a odontologia.

“As futuras mamães têm o direito a Cuidados especiais, para que seus filhos “Possam nascer saudáveis...”
Secretaria municipal de saúde – Prefeitura de Aripuanã
Maiores informações (66)3565-1400