ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Vox Populi: Dilma tem 16 pontos de vantagem sobre Marina no primeiro turno

Petista mantém 40% das intenções de voto, Marina registra 24% e Aécio ganha um ponto percentual e aparece com 18%

Data: Segunda-feira, 29/09/2014 00:00
Fonte: Por iG São Paulo

A vantagem da presidente e candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT), sobre a candidata Marina Silva (PSB) recuou para 16 pontos percentuais no primeiro turno. Apesar da queda de dois pontos, a petista derrotaria a ex-senadora em um possível segundo turno se as eleições fossem hoje. Os resultados são da pesquisa Vox Populi/Rede Record divulgada nesta noite de segunda-feira (29).

 

Ainda de acordo com a pesquisa, nas intenções de voto do primeiro turno, Dilma manteve os 40% dos votos registrado na pesquisa anterior. Já Marina marcou 24% (antes, tinha 22%) e Aécio Neves (PSDB) registrou 18% da preferência, apenas um ponto percentual a mais que registrava na semana passada.

 

A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais - para mais ou para menos. Por isso, Marina e Aécio estão tecnicamente empatados.


Veja imagens dos presidenciáveis nas eleições 2014:

 

Candidatos Everaldo Pereira (PSC) e Luciana Genro (PSOL) marcaram 1% nas intenções de voto cada. Por outro lado, os candidatos Eduardo Jorge (PV), Levy Fidelix (PRTB), Eymael (PSDC), Rui Costa Pimenta (PCO), Mauro Iasi (PCB), Zé Maria (PSTU) não marcaram pontos. Os brancos e nulos são 6% do total, enquanto os eleitores indecisos somam 11%.


Segundo turno

O Vox Populi fez duas simulações de segundo turno. Na primeira, com Dilma contra Marina, a presidente tem 46% das intenções de voto, contra 39% da ex-senadora. Os brancos e nulos são 9% do total, e os indecisos totalizam 6%. Considerando a margem de erro, portanto, Dilma seria reeleita.

 

Em outro cenário, com Dilma contra Aécio, a presidente tem 48% da preferência, contra 38% do tucano. Os brancos e nulos totalizam 9%, e os eleitores que não sabem ou não responderam somam 5%. Neste caso, Dilma também venceria a disputa.


A pesquisa Vox Populi ouviu 2.000 eleitores de 147 cidades brasileiras entre o último sábado (27) e o domingo (28). O nível de confiança é de 95%. O levantamento foi registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sobre o número BR - 00888/2014.