ARIPUANÃ, Quinta-feira, 18/04/2024 -

NOTÍCIA

Sistema Cantareira: 182 bilhões de litros de água se esgotam em quatro meses

Sabesp faz obras para captação de segunda e última cota do volume morto

Data: Domingo, 21/09/2014 00:00
Fonte: Do R7
Nível das represas é o pior já registradoDaia Oliver/R7

Desde que o volume morto do Sistema Cantareira começou a ser usado, em 15 de maio, o nível das represas que abastecem parte da região metropolitana de São Paulo tem caído diariamente. De maio a setembro, o nível dos reservatórios teve queda média de 4,6% ao mês, o equivalente a 45,6 bilhões de litros de água. Os 18,5% a mais de água disponibilizados pela reserva técnica se esgotaram em 120 dias.


A Sabesp já está fazendo as obras para captar a segunda e última cota do volume morto, que tem mais 106 bilhões de litros de água. O governador Geraldo Alckmin (PSDB) tem dito que essa reserva técnica poderá nem ser utilizada, já que com a chegada da primavera são aguardadas chuvas regulares.


Se o consumo continuar no mesmo ritmo dos últimos meses e não chover, a segunda cota do volume morto poderá terminar em menos de três meses. O governo afirma que o abastecimento está garantido até março de 2015.


Desde o começo do ano, a Sabesp reduziu de 8,8 milhões para 6,5 milhões o número de consumidores atendidos pelo Cantareira, por meio de remanejamento para outros sistemas em situação menos crítica. O desconto de 30% na conta para clientes abastecidos pelo Cantareira que economizarem 20% do consumo teve resultados positivos. Alckmin destacou que até agosto 86% dos moradores reduziram o uso de água.


Porém, esse percentual não deve aumentar muito mais a partir de agora, segundo especialistas. O governador e a Sabesp dizem que não será necessário adotar racionamento nas cidades atendidas pela companhia.