ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Apenas 6,8% dos candidatos que disputam eleições são jovens

Data: Sexta-feira, 19/09/2014 00:00
Fonte: AgoraVale

A pesquisa "Sub-representação de Negros, Indígenas e Mulheres: Desafio à Democracia" lançada ontem (19) em Brasília, revela que, dos 25.919 dos nomes que vão concorrer neste ano a 12 cargos federais e estaduais, apenas 6,8% são jovens. Os dados são do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc).


Abaixo do que se esperava, os números que formam esse percentual de 6,8% equivalem a candidatos com menos de 29 anos de idade. Essa mesma faixa etária se mostra pouco representada, tendo em vista que são brasileiros que compõe mais de 50% da população, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


Carmela Zigoni , assessora política do Inesc, reconhece que a participação de jovens é pouco expressiva, mas vê pontos positivos nos dados. De acordo com ela, por ser a primeira eleição em que os pretendentes aos cargos tiveram que declarar - além do sexo - raça e cor. Logo, foi possível identificar que entre os candidatos jovens está a maior participação de negros (45,4%) e mulheres (52,3%). A gente acredita que tem um caminho de maior equidade acontecendo nas candidaturas”, afirmou Zigoni.


O levantamento também confirmou o desequilíbrio em relação às candidaturas de mulheres. Apesar do sexo feminino representar a maior parte da população, elas são apenas 30,7% entre os candidatos na corrida eleitoral.


A composição das candidaturas de mulheres brancas, mulheres negras e indígenas que têm a menor representação no pleito é superada inclusive pelas de homens negros que já estão em desvantagem em termos de candidaturas. Dos quase 26 mil candidatos registrados, 38,6% são homens brancos e 30% são homens negros, enquanto 16,5% são mulheres brancas e 14,2% mulheres negras.


“Ao que tudo indica, na hora do voto a dupla discriminação opera – a de gênero e raça e cor – uma vez que contam-se nos dedos as parlamentares mulheres negras presentes hoje no Parlamento. 



No caso das mulheres indígenas, a situação é mais grave: o Congresso Nacional não conta com nenhum representante desse grupo da população”, concluíram os pesquisadores.


* Com informações da Agência Brasil