ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Nota de esclarecimento Prefeito de Aripuanã

Data: Quinta-feira, 18/09/2014 00:00
Fonte: Da Assessoria


Esclareço que, na data de 11/09/2014, às 10:30 da manhã, recebi em meu gabinete a diretoria do Sindicato Rural de Aripuanã, senhores Piola, Nilson, Cris do Indea e seu esposo Vanderlei.


Durante a reunião, foi solicitado da Prefeitura Municipal, a possibilidade de auxiliar nos custos da Festa do Peão de Aripuanã e 9ª Exponã, realizada entre os dias 3 a 7 de setembro.


Esclareci aos presentes que não existe meio legal de ser feito essa ajuda financeira após a realização do evento, pois haveria necessidade de lei autorizativa e empenho antes da festa ocorrer e que os mesmos deveriam ter procurado a Prefeitura antes para a realização dos procedimentos legais. Cobramos por diversas vezes que o Sindicato apresentasse as certidões negativas para que ficassem aptas a celebrar convênios e as mesmas alegaram não ter o referido documento atualizado, sem o qual não é possível fazer qualquer convênio com órgãos públicos.


Mesmo assim, fui tratado com desdém e deboche por parte dos presentes, alegando que não me encontraram na cidade para falar a respeito quando tentaram. Ora, o meio correto, como já foi feito no passado, é requerer isso via oficio, que aí as providencias seriam tomadas de acordo com a lei. Agora, depois de decorrido o evento, nada mais pode ser feito.


Acusaram, na minha presença, a equipe da Prefeitura de não querer facilitar os procedimentos, e tentar prejudicar o andamento da festa, ao exigir laudo técnico de profissional habilitado ou do Corpo de Bombeiros que comprovasse as boas condições da estrutura do Parque, notadamente camarotes e arquibancadas. É obrigação da Prefeitura, exigir que o ambiente onde será executado grandes eventos apresentem condições de segurança para o público. Tragédias recentes na história do país e do estado aconteceram por descaso, e não vou abrir mão de preservar o direito do público enquanto prefeito dessa cidade.


Ao receber esses questionamentos e acusações e perceber que não iria adiantar nada continuar a conversa, que não haveria entendimento por parte da comissão, resolvi encerrar o assunto, pedindo que os presentes se retirassem e que estava encerrada a reunião.


A reação dos presentes foi drástica, com ofensas a mim e a outros funcionários públicos, inclusive ameaças, que estão devidamente registradas em Boletim de Ocorrência, na mesma data na Delegacia de Polícia local.


Esclareço para o povo aripuanense, que não vou me curvar a essa ameaça e que não vou direcionar dinheiro público fora dos procedimentos legais e que, além disso, o referido Sindicato tem obrigação contratual de prestar contas dos eventos ali realizados, por ser um bem público, mas que até essa data não prestou contas nem para a Prefeitura, Câmara de vereadores e muito menos para a sociedade. Providências serão tomadas a esse respeito para que sejam preservados os direitos da Prefeitura e do cidadão aripuanense.

 

ARIPUANÃ, 12 DE SETEMBRO DE 2014

 

EDNILSON LUIZ FAITTA

PREFEITO MUNICIPAL