ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Força-tarefa ganha mais tempo para investigar

Data: Terça-feira, 16/09/2014 00:00
Fonte: Renan Marcel, repórter do DG

Os trabalhos da força-tarefa montada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) para investigar documentos e provas colhidos durante as cinco fases da Operação Ararath em Mato Grosso foram prorrogados pela segunda vez. Agora a expectativa é de que os nove promotores que compõem o grupo concluam a apuração das informações até o dia 4 de novembro.


Uma outra etapa da Operação, com novos mandados de busca, apreensão e prisão, não foi descartada pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, quando ele esteve em Cuiabá, há dois meses. No entanto, a força-tarefa concentra esforços para analisar a grande quantidade de material apreendido nas cinco fases da Ararath. Tanto que a prorrogação foi realizada por esse motivo. O prazo inicial era até julho, mas naquele mês Janot ampliou o prazo até setembro.


A Operação investiga oito crimes: lavagem de dinheiro, organização criminosa, gestão fraudulenta de instituição financeira, agir como se instituição financeira fosse, corrupção ativa, corrupção passiva, falsidade ideológica e falsificação de documento público.O Ministério Público Federal (MPF) acredita que o esquema movimentou mais R$ 500 milhões em cinco anos.


Na última fase, deflagrada pela Polícia Federal (PF) em 20 de maio deste ano, envolveu os principais nomes da política mato-grossense, além de membros de instituições como o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e o Ministério Público Estadual (MPE). Agora, a operação tem sido utilizada na campanha eleitoral deste ano para troca de críticas e acusações entre os candidatos ao Governo.


Além das procuradoras Vanessa Ribeiro Scarmagnani e Denise Müller Slhessarenko, de Mato Grosso, também integram a força-tarefa os procuradores Gustavo Pessanha Veloso, da Procuradoria da República da 1ª Região, Ronaldo Pinheiro Queiroz (RN) e Rodrigo Leite Prado (MG).


Por conta das investigações já respondem a ações penais na Justiça o ex-secretário de Estado Eder Moraes (PMDB), sua esposa Laura Tereza da Costa Dias, o ex-secretário-adjunto de Fazenda Vivaldo Lopes e Luiz Carlos Cuzziol, superintendente regional do Bic Banco em Mato Grosso.