ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Após morte de britânico, Cameron promete destruir EI

Grupo Estado Islâmico decapitou cidadão do Reino Unido

Data: Domingo, 14/09/2014 00:00
Fonte: Agência ANSA

O primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, afirmou neste domingo (14) que o país está pronto para tomar "todas as medidas necessárias" para destruir o grupo jihadista Estado Islâmico (EI), que publicou no sábado (13) um vídeo da decapitação do refém britânico David Haines.    


"Caçaremos os responsáveis pelo assassinato, não importa quanto tempo isso leve", declarou o premier. Pouco antes, o Ministério das Relações Exteriores da nação europeia havia confirmado a autenticidade da gravação, que mostra um cenário semelhante ao das mortes dos jornalistas norte-americanos James Foley e Steven Sotloff.    


Nas imagens, Haines, de 44 anos, aparece com uma roupa laranja, ajoelhado e com um militante do EI ao seu lado. O vídeo de dois minutos e 27 segundos é intitulado como "Uma mensagem aos aliados da América", representando uma represália à decisão do Reino Unido de participar da coalizão guiada por Washington para combater o grupo.    

 

Os rebeldes também ameaçaram decapitar outro cidadão britânico em seu poder, Alan Henning. Ex-engenheiro da Força Aérea Real, Haines começou a realizar ações humanitárias em 1999, ajudando vítimas dos conflitos na antiga Iugoslávia, África e Oriente Médio.    Especializado na área de segurança, ele foi sequestrado pelo EI em março de 2013, quando trabalhava para uma ONG em campos de refugiados do norte da Síria. O britânico deixou uma esposa e duas filhas, de 17 e quatro anos. "Era uma pessoa como tantas outras, alguém que ajudava qualquer um que precisasse, sem se importar com raça, credo ou religião", disse o irmão da vítima, Mike Haines.