ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Paulo Souto comemora resultado de pesquisa: "reflete o sentimento de mudança do baiano"

Rui continua crescendo, mas Paulo Souto segue na liderança

Data: Quinta-feira, 11/09/2014 00:00
Fonte: Correio 24 Horas

O ex-governador Paulo Souto soube da pesquisa do Ibope que o aponta como favorito para ocupar o cargo novamente - com vitória ainda no primeiro turno - durante reunião com lideranças políticas da Região Metropolitana, no Hotel Portobelo, em Ondina.


“Essa é mais uma pesquisa de um instituto nacional de renome e credibilidade que reflete o sentimento de mudança do povo baiano, constatado por mim nas andanças pelo estado”, disse o candidato do DEM ao governo da Bahia.


O prefeito ACM Neto, também presente ao encontro, ficou satisfeito, mas fez um alerta aos correligionários. “Vamos nos empenhar ao máximo para a confirmação da vitória de Paulo Souto no primeiro turno, no dia 5 de outubro. Não podemos baixar a guarda diante de um adversário que vai fazer de tudo para evitar a derrota”, afirmou o prefeito de Salvador.


 

 

Souto tem 46% contra 24% de Rui e Lídice cai para 6%
Sérgio Costa


A 24 dias da eleição, a escolha do novo governador da Bahia se daria no primeiro turno, com a vitória de Paulo Souto (DEM) que, segundo o Ibope, teria 46% dos votos. Em relação à última sondagem, divulgada em 27 de agosto, ele oscila dois pontos para cima, dentro da margem de erro, e continua com mais intenções de votos do que a soma de todos os demais adversários (32%), revela a pesquisa estimulada, em que os nomes dos candidatos são mostrados aos entrevistados.



O candidato da situação, Rui Costa (PT), cresce nove pontos e aparece na pesquisa em segundo lugar, com 24%. A candidata do PSB, Lídice da Matta, terceira colocada, perde três pontos percentuais, em relação à última pesquisa, e agora soma 6% das intenções de votos.


Os que pretendiam votar branco ou nulo também caíram de 16% para 11%, assim como os indecisos, que agora também têm 11%, menos três pontos em relação a agosto. Rogério da Luz (PRTB), Marcos Mendes (Psol) e Renata Mallet (PSTU), juntos, amealham 2% das intenções de votos.



Caso ocorra segundo turno para escolher o governador do estado, o Ibope também aponta vantagem para Paulo Souto: 50% a 29% em confronto com Rui Costa. O democrata lidera ainda na sondagem espontânea, onde não são mostrados os nomes dos candidatos, com 30% das intenções, contra 18% de Rui, e 4% de Lídice.



Para 53% do universo pesquisado, Paulo Souto deverá ser eleito governador. Rui Costa é o favorito para 20%, e Lídice conta com a fé de 3%. 

No quesito rejeição, a liderança é de Rogério da Luz, em quem 24% não votariam de jeito algum. Um ponto a mais do que Souto. Lídice é rejeitada por 21% e Rui, por 20%. Todos aparecem meio embolados na antipatia que provocam nos seus não-eleitores.



Partidos

O Ibope procurou saber as preferências partidárias do eleitorado e revela que 61% dos entrevistados não têm simpatia por qualquer partido. Dos que revelam preferência, 21% apontam o PT, contra 5% do DEM e 3% do PMDB. O PSB de Lídice não pontua nessa sondagem.



O interesse pelas eleições em todos os níveis, a menos de um mês da escolha, também foi aferido. E o resultado mostra que a maioria permanece com pouco (33%) ou nenhum interesse (22%) nas disputas. Ou seja, 55% do universo pesquisado dá pouca bola para a eleição, mesmo depois de três semanas de campanha na tevê e no rádio.



Os fanáticos por votação somam 17%, total dos que declaram ter muito interesse na disputa. Desses, 32% têm formação superior. Dos que permanecem indiferentes às eleições, 58% cursaram até a 4ª série do ensino fundamental.



A pesquisa foi realizada entre os dias 6 e 9 com 1.512 entrevistados. A margem de erro estimada é de três pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. O nível de confiança utilizado é de 95%. A pesquisa foi contratada pela Televisão Bahia S.A. e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo Nº BA-00020/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR-00581/2014.