ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Programa de melhoramento genético será implantado em Mato Grosso

Data: Quinta-feira, 04/09/2014 00:00
Fonte: ASCOM FAMATO

 

A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) irão assinar na próxima terça-feira (09/09), às 14h, na Famato, um Termo de Cooperação Técnica para implantar no Estado um programa de melhoramento genético do rebanho bovino de corte e de leite das raças zebuínas, o Pró-Genética.  O presidente da ABCZ, Luiz Cláudio Paranhos, o superintendente técnico da associação, Antônio Josahkian, e o diretor do Pró-Genética, Rivaldo Machado Borges Junior, farão a apresentação do programa. A imprensa está convidada para o evento.

 

Criado em 2006 pela ABCZ, o Pró-Genética tem o objetivo de estimular o aumento da produção de carne e leite nas pequenas e médias propriedades rurais, por meio do uso de touros zebuínos Puros de Origem (PO), proporcionando ao pequeno e médio produtor rural possibilidades de aumento de renda através do aumento da produtividade.

 

Mato Grosso será o quinto estado brasileiro a implantar o programa. O vice-presidente da Região I da Famato Arnaldo Campos ressalta a importância da implantação do programa de melhoramento genético para a pecuária. “Estamos em um momento em que o tripé da pecuária, formado pela genética, nutrição e sanidade, é extremante necessário, pois a cada dia precisamos produzir mais e melhor em uma área cada vez menor”, explica Campos.

 

De acordo com o diretor do Pró-Genética, Rivaldo Machado Junior, desde a criação do programa foram realizadas 170 feiras em diversos municípios brasileiros, o que gerou a comercialização de mais de três mil touros. “Os produtores que compraram esses touros são aqueles não têm o hábito de adquirir os animais em leilões. Nós promovemos esse primeiro contato entre o produtor e o touro melhorado geneticamente. Acredito que em Mato Grosso, a implantação do programa também será um sucesso”, diz Junior. 

 

SERVIÇO:

Assinatura do Termo de Cooperação Técnica para implantar o Pró-Genética e apresentação do programa
Data: terça-feira (09/09), às 14h
Local: Famato
Informações: (65)3928-4435