ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Cresce movimento pela mudança do nome de Estado de Mato Grosso do Sul

Data: Sábado, 29/01/2011 00:00
Fonte:

CleomarDiesel/com assessoria


Algumas das principais autoridades de Mato Grosso Sul defendem a mudança do nome do Estado, depois da gafe cometida pela TV Globo, durante exibição dá telenovela "Insensato Coração", nesta semana. Dois atores, em conversa, sugeriram que a cidade de Bonito, um dos principais pontos turísticos do Estado, está localizada em Mato Grosso.

As personagens Luciana (Fernanda Machado) e Pedro (Eriberto Leão), que deu a entender que a cidade sul-mato-grossense de Bonito, a mais importante riqueza turística da região, ficaria em Mato Grosso.

Depois do deputado estadual Paulo Duarte (PT-MS), é a vez de Augusto Mariano, secretário de Turismo de Bonito, cidade eleita nove vezes melhor destino de ecoturismo brasileiro, empunhar a bandeira. Ele afirmou defender uma “discussão ampla e desprendida de emoções” sobre a possível mudança do nome de Mato Grosso do Sul.

O secretário de Turismo informou que enviou um ofício à Rede Globo, manifestando a posição da cidade de Bonito e exaltando suas qualidades como referência em ecoturismo. Também ressaltou o “orgulho de fazer parte de Mato Grosso do Sul”, e não de Mato Grosso.

Festival de gafes

Na onda de gafes envolvendo Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, vale registrar o tropeço fenomenal do ex-jogador Neto,  o comentarista esportivo da TV Bandeirantes. Dia  26 à noite, durante a transmissão do jogo entre Americana e São Paulo, na tradicional "sessão dos abraços", ele mandou um "alô" para amigos que moram em Mato Grosso do Sul.

Aproveitando a deixa, o ex-atleta revelou que tem muitos amigos em Cuiabá, sugerindo que a cidade é a capital do vizinho Estado, sede do Luverdense, que disputa a Série D do Campeonato Brasileiro. Pelo jeito, Neto não estudou Geografia. E, se estudou, faltou às aulas.

Virou festa

E a Globo errou de novo.
A decisão da Justiça de mandar a Renosa Indústria de Bebidas S.A., fabricante de Coca-Cola em Mato Grosso, indenizar um ex-funcionário em R$ 300 mil, por assédio moral, foi um dos destaques da edição de ontem do telejornal "Bom Dia, Brasil", da Rede Globo. A vítima é Ivaldo Vicente da Silva, que recebeu da empresa troféus de "tartaruga" e "lanterna", nas semanas em que a sua produção nas vendas era a mais baixa, em Cuiabá.
Ao anunciar a reportagem, feita pela afiliada global no Estado, o apresentador Alexandre Garcia, foi enfático: "Confira, agora, o que aconteceu em Mato Grosso do Sul". Depois, corrigiu-se: "Na verdade, foi em Mato Grosso".
Vai entender ...