ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Secretaria de Saúde promove ação de combate ao tabagismo

Cerca de 80% dos pacientes que iniciam o tratamento nos hospitais param de fumar

Data: Sexta-feira, 29/08/2014 00:00
Fonte: Do R7, com Agência Brasília
Os índices mostravam que 39% da população de Brasília tinha o hábito de fumar. Agora, esse número caiu para 10%AFP

A SES-DF (Secretaria de Saúde do DF) realiza, nesta sexta-feira (29), evento alusivo ao Dia Nacional de Combate ao Tabagismo, das 8h às 12h, na Estação Central do Metrô (Rodoviária do Plano Piloto). A ação contará com atividades promovidas pelo Núcleo de Controle ao Tabagismo da SES/DF, a fim de sensibilizar os usuários quanto aos danos provocados pelo tabaco e informá-los sobre o atendimento e tratamento na rede pública.  


— Além de aferir pressão e glicemia, vamos verificar o teor de monóxido de carbono das pessoas com um aparelho chamado monoxímetro. Por meio do ar expelido pela pessoa, podemos verificar o que o cigarro está fazendo na sua corrente sanguínea, explicou o coordenador do núcleo, Celso Rodrigues.  


Cerca de 500 fumantes são atendidos por ano nos grupos de apoio e tratamento da rede pública de Saúde.  


— Nós temos 70 grupos no DF para o tratamento contra o tabagismo. Temos atendimento para a população sem a necessidade de marcação de consulta, em três centros de saúde. A SES/DF está nessa luta há 18 anos. No início os índices mostravam que 39% da população de Brasília tinha o hábito de fumar. Agora, esse número caiu para 10% e isso é resultado de trabalho. Cerca de 80% dos pacientes que iniciam o tratamento na rede param de fumar, afirmou o coordenador.  


Os atendimentos com agenda aberta são feitos no Hospital Universitário de Brasília, no Centro de Saúde nº 9 do Cruzeiro e no Centro de Saúde nº 3 de Samambaia.  

 

Tratamento  

Uma vez atendido e avaliado pela equipe do grupo de tabagismo, o paciente é admitido para iniciar o tratamento. Inicialmente os encontros acontecem uma vez por semana durante um mês, depois, de 15 em 15 dias, uma vez por mês e, por último, uma vez ao ano.

 

— À medida que o paciente vai tomando consciência dos perigos da nicotina, ele também recebe o tratamento com reposição dessa substância por meio de goma e adesivo. Isso o ajuda a se livrar do vício gradativamente, informou Celso Rodrigues.  


O Instituto Nacional de Câncer é um órgão do Ministério da Saúde responsável pela articulação do Programa Nacional de Controle do Tabagismo e revela os riscos a que os fumantes são submetidos, se comparados aos não fumantes:


- Dez vezes mais chances de adoecer de câncer de pulmão;

- Cinco vezes mais propensos a infarto;

- Cinco vezes mais chances de sofrer de bronquite crônica e enfisema pulmonar;

- O dobro do risco de sofrer derrame cerebral.