ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Sabesp quer retirar mais 106 bilhões de água do Jaguari/Atibainha

Data: Terça-feira, 26/08/2014 00:00
Fonte: Agora Vale


06Jaguari

O Sistema Cantareira, principal manancial paulista, atravessa estiagem mais preocupante da história. Nesta terça-feira (26) chegou ao volume de 11,7 %  de sua reserva técnica de água, segundo informação da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).


Desde maio, o abastecimento de quase 10 milhões de pessoas na Grande São Paulo, Região de Campinas e bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí passou a depender exclusivamente da reserva técnica, que é o chamado volume morto. Essa reserva é aquela que fica abaixo do nível de bombeamento das represas



Nesse período, a Agência Nacional de Águas (ANA) e o Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee) permitiu a retirada de uma primeira cota das reservas do Sistema Cantareira. Foram 182,5 bilhões de litros retirados: 104,3 bilhões da represa Jaguari/Jacareí e 78,2 bilhões da Atibainha. Com esse volume adicional, o o total da reserva do Sistema Cantareira passou para 982,07 bilhões de litros.


Mas, com a falta de chuvas e a situação cada vez mais crítica, a Sabesp pediu em julho nova autorização à ANA e ao Daee para a retirada de uma segunda cota. A companhia pretense extrair cerca de 106 bilhões de litros de água da reserva, especificamente da Represa Jaguari/Jacareí. A Sabesp ainda não informou quando pretende iniciar o bombeamento da segunda cota.


Há um ano, o nível dos quatro reservatórios que compõem o Cantareira estava em 48,4%, sem incluir a reserva técnica.



* Com informações da Agência Brasil