ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

TRE recebe 258 denúncias referentes a irregularidades eleitorais até agora

Data: Terça-feira, 26/08/2014 00:00
Fonte: RDnews/ Gabriele Schimanoski

 

Desde o início do processo eleitoral o programa Pardal já recebeu 258 denúncias de irregularidades, boa parte delas referentes à propaganda eleitoral.  Dessa forma, o número de ocorrências tem crescido bastante, sendo que em 2 de agosto eram 126 denúncias, até agora um crescimento de 103%, em 23 dias. A tendência é o percentual aumentar devido a proximidade do pleito.


Banners, faixas, cartazes, outdoors e placas correspondem a 60% das delações, 14% sobre “outras”, 9% sobre o uso da máquina administrativa, 5% por compra de votos, 5% propaganda em sites e 5% por propaganda em redes sociais.


A maioria das denúncias foi feita por eleitores de Cuiabá, Sinop e Várzea Grande. A Capital é a campeã com 117 denúncias. Em seguida, aparecem os municípios de Sinop e Várzea Grande, ambos com 13.  Um pouco atrás, estão às cidades de Pontes e Lacerda com oito, Cáceres com seis e Confresa com cinco denúncias.


De acordo com informações do TRE, 29 queixas se transformaram em processos na Justiça Eleitoral, dos quais 11 foram arquivados por falta de consistência nas provas. Outras 26 estão em tramitação nas Zonas e duas estão tramitando no Tribunal.


Para o eleitor que quiser fazer qualquer tipo de denúncia sobre crimes eleitorais, basta acessar ao site do TRE e clicar no Programa Pardal. O denunciante pode enviar fotos, documentos, e-mails ou qualquer tipo de prova. 


Mato Grosso foi o segundo estado brasileiro a utilizar esse Programa, que também está disponível em formato de aplicativo para celular e pode ser baixado na Play Store. Mais de duas mil pessoas já fizeram o download.