ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Forte terremoto sacode o centro do Chile

Tremor foi registrado por volta das 19h40; ainda não há informações sobre feridos nem danos

Data: Domingo, 24/08/2014 00:00
Fonte: EFE - Agencia EFE

Um forte terremoto de 6,4 graus de magnitude na escala Richter, registrado às 18h40 (19h40 de Brasília) deste sábado (23), sacudiu a área central do Chile. Por enquanto haja informação sobre os danos causados.


A duração do tremor foi de 40 segundos, e teve uma intensidade de entre 5 e 6 graus na escala Mercalli na região metropolitana de Santiago, capital do país.


O terremoto também afetou às regiões de Coquimbo, Valparaíso, O'Higgins, Maule, Biobío e Araucanía, informou o Onemi, o Escritório Nacional de Emergência do país.

 

De acordo com o jornal chileno La Tercera, o tremor aconteceu a 29 km de Quillota, a uma profundidade 41,7 km. Não há riscos de que haja um tsunami na costa do país.


Na capital Santiago, o sismo provocou a interrupção do jogo do Campeonato de Chileno entre Unión Española e Universidad de Concepción Forte e a queda de produtos nas estantes dos supermercados.


Os serviços de emergência informaram de cortes parciais na provisão elétrica na cidade de Temuco, capital da sulina região da Araucanía, enquanto que na região metropolitana de Santiago cerca de 100 mil pessoas estão afetadas pelas interrupções de energia. Também nas regiões centrais de Maule e Valparaíso aconteceram cortes parciais no serviço elétrico, enquanto o Subsecretariado de Telecomunicações informou de congestão no trafico das comunicações telefônicas nas regiões afetadas.