ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Justiça barra candidaturas de deputados à reeleição

Airton Português e José Domingos, do PSD, tinham pendências no TCU

Data: Quinta-feira, 21/08/2014 00:00
Fonte: MIDIA NEWS/ MAX AGUIAR

O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) decidiu, nesta quinta-feira (21), por unanimidade, indeferir no registro de candidatura à reeleição dos deputados estaduais José Domingos Fraga e Airton Português, ambos do PSD.



O motivo da dupla impugnação é a reprovação de contas pelo Tribunal de Contas da União (TCU). 



Enquanto prefeitos de Araputanga (345 km a Oeste de Cuiabá) e de Sorriso (420 km ao Norte), respectivamente, Português e Domingos tiveram as contas municipais rejeitadas pelo TCU, devido a supostas falhas em um convênio firmado com o Ministério da Saúde, para comprar unidades móveis de Saúde.



Por conta disso, eles se tornaram inelegíveis por oito anos, a contar de 2012. Ambos foram denunciados pelo Ministério Público Eleitoral (MPE).



Airton Português negou que tenha cometido irregularidades quando foi prefeito de Araputanga e considerou que o julgamento pelo TRE teve caráter político. 



“Eu sou da coligação do candidato a governador José Riva (PSD). Eles (juízes eleitorais) estão avaliando a política, e não situações. Eu tenho documentos que comprovam que, no meu caso, tudo foi legal. Uma van que prestava serviços odontológicos na cidade foi comprada com verbas específicas para a Saúde e está tudo regularizado. Porém, vou recorrer de decisão no Tribunal Superior Eleitoral”, afirmou o deputado. 



Sobre a possibilidade de também perder a causa em Brasília, por estar na lista de candidatos "fichas sujas" de Mato Grosso, Português afirma que não cometeu nenhum dolo e seguirá com a campanha pela reeleição  normalmente. 



“Nunca cometi nenhum dolo. Não sou ficha suja e tenho ciência que posso ganhar a causa no TSE. Lá, eles aprofundam mais no pedido da defesa. Diferentemente de Cuiabá, que eles indeferem, montam a banca e votam. Minha campanha continua sem nenhum problema”, explicou. 



O deputado José Domingos Fraga não atendeu às ligações da reportagem, mas sua assessoria confirmou que ele também irá recorrer no Tribunal Superior Eleitoral.