ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Quase 500 candidaturas são barradas na Lei da Ficha Limpa

Ministério Público Eleitoral impugnou 4,1 mil candidaturas em todo o país

Data: Quarta-feira, 20/08/2014 00:00
Fonte: Em.com.br

 Balanço divulgado pela Procuradoria-Geral da República nessa terça-feira mostra que o Ministério Público Eleitoral (MPE) impugnou 4,1 mil candidaturas em todo o país. Do total, 497 foram barradas com base na Lei Ficha Limpa.


O estado com o maior número de impugnações foi São Paulo, com 2.058. Em seguida está Minas Gerais, com 1.308. Os dois ficam bem acima do número de pedidos para a Justiça barrar candidaturas em outras localidades. O terceiro estado em impugnações é Mato Grosso do Sul, com 93. O Rio Grande do Norte tem 86 e o Piauí, 79.

 

Cabe agora à Justiça Eleitoral analisar cada caso e aceitar, ou não, os argumentos do MPE. Entre os motivos que levam à impugnação estão a falta de quitação eleitoral, ausência de certidões criminais e o fato de alguns candidatos não terem se descompatibilizado de funções ou cargos públicos no prazo.


Em relação à Ficha Limpa, o maior número de impugnações também está em São Paulo, com 78. Em segundo está o Rio, onde todas as 38 impugnações no estado tiveram como base a nova lei. Minas vem em nono, com 22 fichas-sujas barrados.