ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Aripuanã entra em estado de alerta devido às queimadas

Secretaria de Estado de Meio Ambiente divulga telefone para população denunciar.

Data: Terça-feira, 19/08/2014 00:00
Fonte: Redação e foto: TOP NEWS

As constantes queimadas urbanas fizeram o município de Aripuanã declarar estado de alerta. A preocupação com as queimadas, ações tão prejudiciais ao meio ambiente, instigou o Ministério Publico de Aripuanã, a realizar uma audiência publica para tratar dessa questão, mas nada mudou em relação ao alerta feito pelo MP.


Segundo o chefe da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA) de Aripuanã Ernesto Penteado, a maioria das vezes isso acontece por conta da irresponsabilidade de pessoas que ateiam fogo e de alguns proprietários de terrenos baldios que em vez de providenciar a limpeza do mato, resolvem queimar, provocando transtornos para a população.


O mês de agosto é conhecido como um dos meses mais secos do ano, por esse motivo a população do município de Aripuanã vem sofrendo com o grande número de incêndios ocasionados principalmente, pela baixa umidade relativa do ar que funciona como combustível para as queimadas.


Na última semana, houve várias ocorrências de fogo em matas da cidade. Alguns casos atingiram áreas verdes e de reflorestamento. Ainda conforme Ernesto, a maioria desses casos pode ser ato criminoso. “Infelizmente, neste tempo seco, existem pessoas que praticam esse crime”, disse.


“Seriam necessários vários veículos para serem usados diariamente na atividade preventiva, irrigando as áreas reflorestadas que foram roçadas, sempre que é necessário e controlando os focos de incêndios, mas o município não dispõe de brigadas e nem de Caminhão Pipa”, complementa.


Recorrente, um incêndio atingiu parte lateral do Cemitério Municipal e nesta terça-feira (19), vários focos de queimadas atingiram os bairros Cidade Alta, Vila Operária, Cidade Baixa, Jardim Planalto, Jardim Paraná, Parque São Domingos e a área da Empaer, colocando em risco várias residências de madeira próximas ao local.


O delegado de Aripuanã, Vinícius de Assis Nazário, faz um apelo à população para que não utilizem a prática das queimadas porque o prejuízo poderá ser muito grande para o infrator, pois vai desde o pagamento de multas, como prisão em flagrante.


É importante lembrar que, além de oferecerem risco imediato para as residências, as queimadas também prejudicam a saúde dos idosos e das crianças que sofrem as consequências da irresponsabilidade desses crimes ambientais com muita dificuldade para respirar.


O clima fica seco e a baixa umidade relativa do ar, provoca secura na garganta e nariz, como também, rachadura nos lábios. Com a imunidade baixa por conta dessa situação, a população fica sujeita às doenças respiratórias, como tuberculose, pneumonia e outras complicações.


Vale ressaltar que a cidade de Aripuanã não possui brigada contra incêndios, por isso é importante conscientizar a população para que tome cuidado e não provoque  incêndios, pois em Mato Grosso as queimadas urbanas estão proibidas durante o ano todo.

 

Telefones para Disque denúncia 0800-65-3838, (66)3565-2448 ou (66)3565-2950.




Registro aereo da área da Empaer. (foto Dino Costa)



Registrado do lado do Parque de Exposições de Aripuanã.



Registro feito no final da avenida Dois de dezembro, nesta terça-feira(19).