ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

PF prende servidor do Ibama acusado de corrupção e peculato

Data: Quarta-feira, 26/01/2011 00:00
Fonte:
Fonte: Só Notícias com assessoria

A Polícia Federal em Mato Grosso, com o apoio do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), deflagrou hoje a "Operação Coluna" de combate aos crimes de corrupção e peculato no órgão ambiental. Um servidor da autarquia foi preso em flagrante delito. Com o servidor foram apreendidos R$ 20 mil em espécie e um processo de notificação do Ibama.

O dinheiro foi solicitado de um representante legal de uma empresa fiscalizada, para a qual foi prometida a não aplicação de uma multa que ao final do processo poderia chegar a R$ 2 milhões. Já o processo, havia sido subtraído do órgão, o que configura crime de peculato. Além dele, duas outras pessoas são investigadas. Um servidor ativo do órgão e um ex-servidor demitido recentemente por envolvimento nas fraudes desbaratadas pela Operação Curupira, deflagrada em 2005.

As investigações iniciaram a partir de denúncia do desaparecimento de processos dentro do Ibama, feita pelo próprio órgão. Além do processo encontrado com o servidor preso hoje, a Polícia Federal, vem investigando, a pedido do Ibama, outros sumiços ou subtrações de processos. Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão, em residências e propriedades rurais. Os mandados foram expedidos pelo juízo da 5ª Vara Federal em Cuiabá.