ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Esposa e presidente de associação no Guariba mortos a tiros após denunciar empresários e policiais

As graves denúncias tinham sido apresentadas na semana passada em reunião no Intermat

Data: Segunda-feira, 18/08/2014 00:00
Fonte: Ivonei Cheminski/Colniza News

Josias Paulino de Castro, 54, presidente da ASPRONU no Projeto Filinto Müller, localizado no distrito Guariba e sua esposa Ireni da Silva Castro, 35,  foram executados a tiros na manhã deste sábado (16) quando estavam em uma moto se deslocando para sua propriedade localizada na linha Boca da Mata aproximadamente 20 km do distrito.


Atiradores teriam interceptado o casal na estrada e disparado contra eles. Eles foram alevejados com tiros de calibre 9 mm, armamento de uso restrito. Josias era conhecido por lutar pelos direitos dos trabalhadores da região em meio a declarações polêmicas, a  maioria delas denunciando autoridades - inclusive policiais militares do distrito – e empresários do ramo agropecuário e madeireiro, por extração ilegal de madeiras, grilagem de terras e “pistolagem”.


As graves denúncias tinham sido apresentadas na semana passada durante uma reunião no Intermat em Cuiabá, na ocasião estiveram presentes representantes de instituições agrárias, além de representantes da polícia militar, de associações rurais e prefeitura de Colniza.


Mesmo sofrendo diversas ameaças Josias permaneceu na sua região, com medo das ilegalidades maltratarem os pequenos produtores ele se manteve na presidência da associação.


O delegado de Colniza Marco Bortolotto e o investigador Anderson da polícia Civil de Colniza estiveram no local do crime realizando a perícia e reunindo informações.


O ColnizaNews aguarda agora o posicionamento das autoridades. O crime teria ligação com as denúncias em Cuiabá? Quem vai investigar? O que de fato aconteceu? Quem estaria por trás da dupla execução? Josias já havia se indignado dizendo que ele teria que ser morto para que as autoridades do Estado tomassem providências com relação as denúncias.