ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Precursores químicos do gás sarin foram destruídos na Síria

Todos os precursores químicos da Síria que poderiam ser usados para fabricar gás sarin foram destruídos, diz a Opaq

Data: Quarta-feira, 13/08/2014 00:00
Fonte: AFP

Contêineres com armas químicas sírias em porto italiano

Contêineres com armas químicas sírias em porto italiano

 

Todos os precursores químicos da Síria que poderiam ser usados para fabricar gás sarin foram destruídos em um navio da Marinha americana no Mediterrâneo, confirmou nesta quarta-feira a Organização Mundial para a Proibição de Armas Químicas.

 

"O conjunto das 581 toneladas métricas de um precursor químico do gás sarin, que foram tiradas da Síria e levadas para o navio americano Cape Ray, foram destruídas com tecnologia de neutralização do barco", indicou a organização com sede em Haia.


Na véspera, o Pentágono anunciou que a equipe responsável pela destruição das armas químicas sírias a bordo do Cape Ray neutralizou 100% dos agentes destinados a produzir gás sarin.


Segundo o coronel Steve Warren, porta-voz do Departamento de Defesa americano, 581 toneladas de agentes químicos foram neutralizadas como previsto no navio de carga em águas internacionais no Mediterrâneo.


A equipe iniciou o processo de neutralização das 19,8 toneladas de agentes destinados à fabricação de gás mostarda, substância altamente tóxica e que, como o sarin, pode ser usada em ataques químicos.


A destruição desses agentes por hidrólise começou no início de julho e está prevista para durar cerca de dois meses, de acordo com o Pentágono.


Pressionado pela comunidade internacional depois de ataques químicos nos subúrbios de Damasco que deixaram centenas de mortos no ano passado, o regime sírio do presidente Bashar al-Assad aceitou um plano internacional para destruir seu arsenal de armas químicas.


Este processo deve permitir a destruição de mais de 99% dos produtos químicos e reduzir a toxicidade a níveis semelhantes àqueles que são comuns na indústria.


Após este processo, os produtos serão entregues a empresas especializadas no tratamento de resíduos industriais, bem como outros produtos químicos sírios.


Outros agentes químicos da Síria estão sendo destruídos em terra em instalações especiais em Grã-Bretanha, Finlândia e Estados Unidos.