ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Taques lidera com 33% em Cuiabá; Lúdio tem 24% e Riva 7%

Pesquisa ouviu 500 pessoas na Capital; possibilidade do segundo turno também foi avaliada

Data: Quarta-feira, 13/08/2014 00:00
Fonte: GLÁUCIO NOGUEIRA GAZETA DIGITAL

O candidato ao Governo do Estado Pedro Taques (PDT) lidera a preferência do eleitorado de Cuiabá. É o que aponta a primeira rodada de pesquisas realizada pelo Instituto Gazeta Dados. Entre as 500 pessoas ouvidas, o pedetista aparece com 33% das intenções de voto.


Ele é seguido pelo ex-vereador Lúdio Cabral (PT), que foi escolhido por 24% da população. Em terceiro está o deputado estadual José Riva (PSD), com 7%. 



José Roberto Cavalcante (PSOL) e José Marcondes, o Muvuca (PHS) receberam, cada um, 1% das intenções, enquanto que o número de eleitores que votará em branco ou anulará o voto chega a 11% e 23% não souberam responder.



Realizada entre os dias 8 e 10 de agosto, a pesquisa utilizou o método survey, tem margem de erro de 4%, para mais ou para menos e intervalo de confiança de 95%. 



A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE/MT) sob o protocolo nº MT-00044/2014.



Taques, além de liderar na modalidade estimulada, ou seja, aquela em que o entrevistado recebe um cartão com o nome de todos os candidatos, está à frente na pesquisa espontânea, em que nenhuma opção é mostrada ao eleitor. 



O pedetista fica com 14% dos votos, seguido por Lúdio com 8% e Riva com 2%. Votos brancos e nulos somam 9% nesta modalidade, enquanto que 66% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder. 



Outros nomes foram citados por 1% dos eleitores. Foram lembrados Muvuca, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o senador Blairo Maggi (PR), o deputado estadual Walter Rabelo (PSD) e o vereador Haroldo Kuzai (SD).



Segundo turno 

O Gazeta Dados também realizou a simulação de um eventual segundo turno, entre os candidatos ao governo que aparecem nas 3 primeiras colocações. 



Conforme a pesquisa, se a disputa ocorrer entre Taques e Lúdio, o pedetista vence com 38% das intenções de voto e o petista ficaria com 27%. Brancos e nulos seriam 11% e 24% de indecisos. Já contra Riva, Taques teria 46% da preferência, enquanto que o pessedista receberia 10%.



Brancos e nulos somaram 16% e o número de indecisos chega a 28%. Se o segundo turno for disputado entre Lúdio e Riva, o petista venceria com 44%, contra 12% do deputado estadual. 



O número de votos brancos e nulos e o de eleitores indecisos é igual ao verificado na disputa entre o ex-vereador e o senador, 16% e 28%, respectivamente.



As 500 entrevistas foram realizadas em 108 bairros da capital, sendo que 53% dos entrevistados foram do sexo feminino e 47% do masculino. Destes, 38% são analfabetos, 42% cursaram o ensino médio e 20% possuem o superior completo.