ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Senar-MT: capacitação é base de projeção profissional no campo

Data: Terça-feira, 25/01/2011 00:00
Fonte:

Assessoria

Os cursos de capacitação profissional realizados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) devem qualificar pelo menos 45 mil pessoas neste ano. Conforme o superintendente da entidade, Tiago Mattosinho, o Senar oferece atualmente 114 cursos em diversas especialidades. "Temos uma expectativa de superar esses números beneficiando ainda mais trabalhadores até o final deste ano". Ele ressalta que a procura pela capacitação e profissionalização tem aumentado nos últimos anos e explica que a qualificação tornou-se a alternativa viável de sucesso profissional no estado.

Com o desenvolvimento do agronegócio, muitos terão a oportunidade de se atualizar, ocupar novos postos trabalho e investir em novos empreendimentos, analisa o presidente do Sistema Famato, Rui Prado. “É essa condição que o conhecimento proporcionará, gerando perspectiva de crescimento profissional e acima de tudo o bem-estar da família”, observa.

Seu Jurandir Inácio de Freitas é pequeno produtor no município de Juruena-MT (910 km de Cuiabá) e sabe bem a importância da capacitação. Desde que iniciou sua participação, em 2009, nos treinamentos oferecidos pelo Senar na regional de Juína (supervisora Juliana Mardegan), investiu em seu próprio negócio. Com o conhecimento adquirido no curso de transformação de embutidos e defumados, a carne de suíno, que antes comercializava em média a R$ 3,00 o quilo, saltou para R$ 22,00 com a fabricação de salames. “Com a ajuda da minha esposa e meu neto, hoje estamos produzindo de 40 a 50 peças por semana e não estamos conseguindo atender a demanda”, afirma o produtor. Por conta da experiência em outros treinamentos, todo o processo, que vai desde a criação dos animais até o beneficiamento e transformação em produtos, é feito na propriedade.

De acordo com o gerente técnico do Senar-MT, Marciel Becker, em 2010 foram realizados 2.659 treinamentos em todas as regiões do estado, com a participação de 40 mil pessoas. Para este ano, 516 treinamentos já estão programados até abril, com a participação confirmada de 7.740 pessoas. Conforme Becker, todas as capacitações são gratuitas, melhor dizendo, custeadas pelo produtor rural.

Ele salienta que mesmo com a quantidade de cursos oferecidos pela entidade em parceria com os sindicatos rurais, novas demandas estão surgindo, exigindo abertura de outros cursos. “A qualificação é um dos principais fatores para o crescimento da economia mato-grossense. Se há oferta de vagas, temos que preenchê-las”.