ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Morre Lauren Bacall, atriz da era de Ouro de Hollywood

Data: Quarta-feira, 13/08/2014 00:00
Fonte: AFP - Agence France-Presse

A atriz Lauren Bacall, um dos ícones da era de Ouro de Hollywood, faleceu nesta terça-feira, aos 89 anos, anunciou a família nas redes sociais.


"Com profunda tristeza, mas com muita gratidão por sua incrível vida, confirmamos a morte de Lauren Bacall", indicou em uma mensagem no Twitter a família do ator e primeiro marido de Bacall, Humphrey Bogart.

 

Lauren, que participou de filmes como "O espelho tem duas faces" e "À beira do abismo", morreu em sua residência, vítima de um acidente vascular cerebral, de acordo com o site especializado em celebridades TMZ.


Bacall recebeu em 1997 um Globo de Ouro de Melhor Atriz Coadjuvante por seu papel em "O espelho tem duas faces", atuação que também lhe valeu uma indicação ao Oscar.


A Academia de Cinema americana concedeu a Bacall em 2010 um Oscar honorário por sua carreira de 70 anos.


A atriz foi casada de 1945 a 1957 com Bogart, outra lenda da era de Ouro de Hollywood, com quem teve dois filhos.


Após a morte de seu marido, ela se casou com o também ator Jason Robards.

- Fiel a sua NY natal -

Nascida no Bronx (norte de Nova York), Betty Joan Perske era a filha única de um casal de judeus de origem romeno-polonesa. Depois do rápido divórcio de seus pais, ela foi criada desde os seis anos pela mãe, uma secretária.


Ela tentou estudar arte dramática, mas teve de abandonar as aulas por falta de recursos e se tornou modelo. Um dia, chamou a atenção da mulher do cineasta Howard Hawks, o qual se tornou seu mentor.


Foi Hawks que a fez adotar uma voz grave para "To Have and To Have Not" (1944). Com apenas 19 anos, Lauren teve uma estreia triunfal no cinema e conheceu Bogart, então com 44 anos, com quem logo se casaria, formando um dos casais mais glamourosos de Hollywood.


Com mais de 30 filmes em sua carreira, Lauren Bacall estrelou pelo menos três com o marido. Eles se separaram apenas após a morte de Bogart, vítima de um câncer.


A atriz também brilhou nos palcos, conquistando dois Prêmios Tony de Melhor Atriz em um musical, e escreveu duas autobiografias - "By Myself" (1978), com a qual ganhou o National Book Award em 1980, e "Now" (1994).


Transformada em uma lenda viva de Hollywood, Lauren vivia nas míticas Dakota Towers, no elegante Upper West Side de Manhattan, lar de artistas e estrelas. O ex-Beatle John Lennon foi assassinado na frente desse prédio, de frente para o Central Park, em 1980.


Para o mundo do cinema, essa é uma semana de luto, depois da notícia da morte do ator americano Robin Williams na segunda-feira, que teria se suicidado.