ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Polícia Federal desarticula grupo que assaltava bancos em Porto Alegre

Operação Zona Sul cumpriu nove mandados de prisão preventiva. Investigações iniciaram em novembro do ano passado pelo órgão.

Data: Sexta-feira, 08/08/2014 00:00
Fonte: Do G1 RS
Operação deflagrada pela PF em Porto Alegre prendeu nove pessoas na manhã desta sexta-feira (Foto: Comunicação Social/Polícia Federal)Operação deflagrada pela PF em Porto Alegre prendeu nove pessoas na manhã desta sexta-feira (Foto: Comunicação Social/Polícia Federal)

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta sexta-feira (8) a Operação Zona Sul para desarticular um grupo responsável por roubo e ataques a caixas eletrônicos de bancos de Porto Alegre. Os criminosos, segundo a polícia, utilizavam maçarico e explosivos. Foram cumpridos nove mandados de prisão preventiva e 19 mandados de busca e apreensão. Conforme a assessoria do órgão, outras prisões em flagrantes ainda podem ocorrer.


As investigações iniciaram em novembro do ano passado, quando um grupo armado invadiu um clube no bairro Ipanema, rendeu os vigilantes e arrombou um terminal de autoatendimento da Caixa Econômica Federal com a utilização de um maçarico, levando, além do dinheiro, o carro de um dos funcionários.


Mais tarde, em janeiro deste ano, uma sequência de ataques com uso de explosivos na agência da Caixa, da Avenida Campos Velho, passou a ser investigada pela PF. Neste período, também ocorreu uma tentativa de furto a um terminal de autoatendimento de um banco em um posto de combustível na Avenida Cavalhada, além de outra tentativa de furto com o uso de explosivos em um banco privado, na Avenida Protásio Alves. Nesses casos, os criminosos não conseguiram levar o dinheiro e apenas danificaram os equipamentos e os locais.


Conforme as investigações, inicialmente, informações repassadas pela Brigada Militar indicaram que os crimes ocorridos na Zona Sul da capital gaúcha foram praticados pelo mesmo grupo. Após a identificação dos suspeitos, agentes realizaram diligências para localizar os homens. Segundo a polícia, um dos levantamentos identificou que as rodas do veículo roubado do vigilante em novembro de 2013 estavam no automóvel da esposa de um dos líderes da organização.


O grupo também é apontado por uma série de outros crimes que ocorreram no período da investigação, entre eles, dois homicídios consumados e uma tentativa, três tentativas de assaltos a banco, roubo a uma joalheria, roubo de veículos, tráfico de drogas, além de comércio ilegal de arma de fogo, munições, explosivos e ameaças a testemunhas.