ARIPUANÃ, Sábado, 20/04/2024 -

NOTÍCIA

Aumento do teor de etanol na gasolina é aprovado

A Câmara dos Deputados aprovaram a medida que poderá aumentar até 27,5% o percentual do etanol

Data: Quinta-feira, 07/08/2014 00:00
Fonte: Por: Reuters

 

MP eleva teor de biodiesel no diesel e emenda inclui alta do etanol na gasolina / Elza Fiuza/ Agência Brasil

 

 

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (6) a Medida Provisória 647/14, que aumenta o percentual de biodiesel no diesel, com a inclusão de uma emenda que autoriza o governo a elevar também a mistura de etanol anidro na gasolina, segundo a Agência Câmara.


A MP agora foi enviada para apreciação do Senado.


"O Poder Executivo poderá elevar o referido percentual até o limite de 27,5 por cento, desde que constatada sua viabilidade técnica, ou reduzi-lo a 18 por cento", afirmou o adendo feito a MP.


O governo encomendou estudos sobre o impacto da mudança no limite máximo de 25 por cento na mistura, uma vez que a indústria automobilística afirma que um nível superior ao atual pode trazer problemas aos veículos.


Atualmente, o Brasil mistura 25 por cento de etanol anidro à gasolina, trabalhando no limite superior.


A presidente Dilma Rousseff disse nesta quarta que o governo federal estuda em conjunto com a Anfavea, associação das montadoras de automóveis, a elevação do percentual de etanol anidro na gasolina dos atuais 25 por cento para 27,5 por cento.


O aumento da mistura de etanol, defendido pelo setor sucroalcooleiro, poderia amenizar a crise vivida pelas usinas, na medida em que o anidro é mais caro do que o hidratado (usado pelos veículos flex) e poderia ser fonte de receita adicional para as indústrias.


O estudo sobre o aumento da mistura deverá ser concluído nas próximas semanas, disse uma fonte do governo à Reuters, nesta semana, na condição de anonimato.


Atualmente, segundo a Lei 8.723/93, o governo pode elevar o percentual de mistura do etanol anidro até o limite de 25 por cento, ou reduzi-lo até 18 por cento. O parecer mantém o piso de 18 por cento.  


Biodisel/ O texto aprovado foi proposto pela comissão mista do Congresso que analisou a matéria, de autoria do deputado Arnaldo Jardim (PPS-SP).


Pelo texto, o percentual obrigatório de mistura do biodiesel ao óleo diesel, que já subiu de 5 para 6 por cento em 1º de julho, passará para 7 por cento a partir de 1º de novembro deste ano.


O texto original da MP permitia que o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) decidisse pelo retorno ao percentual de 5 por cento por motivo justificado. Mas a proposta aprovada autoriza a redução até o limite de 6 por cento.


Na prática, como explicou o relator, o CNPE poderá trabalhar com qualquer valor entre 6 e 7 por cento.