ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Ibama flagra 57 cães usados em caça ilegal em área de preservação em MT

Operação ocorreu durante o final de semana em Ribeirão Cascalheira (MT). Segundo o Ibama, nove pessoas foram autuadas por caça e pesca ilegal.

Data: Quarta-feira, 06/08/2014 00:00
Fonte: Do G1 MT
Operação do Ibama apreendeu animais usados para caça ilegal. (Foto: Ibama/MT)Operação do Ibama apreendeu animais usados para caça ilegal. (Foto: Ibama/MT)

Cinquenta e sete cães que eram utilizados para caça ilegal foram apreendidos durante uma operação do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), neste final de semana em uma Área de Preservação Permanente (APP) na região do município de Ribeirão Cascalheira, a 893 km de Cuiabá. De acordo com o Ibama, nove pessoas foram autuadas por caça e pesca ilegal. A operação ocorreu no sábado (2).

 

Conforme o Ibama, um grupo de caçadores era monitorado pelos agentes. A procura pelos suspeitos começou depois do Ibama receber a informação que eles teriam saído em caminhões com cavalos e cachorros para irem até a região da Terra Indígena Pimentel Barbosa, entre Canarana e Ribeirão.


Ibama encontrou acampamento do suposto grupo de caçadores. (Foto: Ibama/MT)
Ibama encontrou acampamento do suposto grupo
de caçadores. (Foto: Ibama/MT)

Um grande acampamento foi encontrado em uma fazenda naquelas proximidades. No local foram encontrados 11 homens, oito cavalos e 57 cães da caça foxhound. O grupo era composto por empresários, de Minas Gerais e São Paulo, e um policial militar paulista aposentado.


Eles contavam com uma grande estrutura composta por caminhões, caminhonetes, barcos, armas e apetrechos de caça e pesca. No acampamento foram encontradas partes de peixes e de animais silvestres. O grupo de caçadores também contava com pessoas pagas para monitorar e informar sobre a presença de fiscais do Ibama.


Os integrantes do grupo foram autuados por pescar ilegalmente, já que não possuíam nenhum tipo de documento profissional.