ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

70 candidaturas são barradas pela Lei Ficha Limpa

De 3.600 candidaturas analisadas pela PRE, 3.416 irregularidades foram encontradas

Data: Terça-feira, 05/08/2014 00:00
Fonte: Por: Diário SP Online

 

A Procuradoria Regional Eleitoral de São Paulo (PRE-SP) apresentou à Justiça Eleitoral a impugnação de 70 candidaturas às eleições de 2014 por conta de irregularidades em razão da Lei da Ficha Limpa, que é usada pela primeira vez em eleições para os cargos de deputado federal, estadual, senador, governador e vice-governador. 


Nesta terça-feira (5), o balanço divulgado mostrou que, das 3.600 candidaturas no Estado analisadas pela PRE, 3.416 irregularidades foram encontradas, 1.913 pedidos de impugnação foram gerados e 503 candidatos foram notificados para a regularização pequenas divergências. 


Dos candidatos que infringiram alguns pontos da Lei da Ficha Limpa, 32 deles (46%) tiveram suas contas rejeitadas por irregularidades insanáveis enquanto exerciam funções públicas. A segunda maior incidência entre as 14 situações é a de políticos condenados por improbidade administrativa. 


Dentre as 14 situações de inelegibilidade apontadas pela Lei da Ficha Limpa, a de maior incidência é a de candidatos que, em funções públicas, tiveram contas rejeitadas por irregularidades insanáveis, com 32 casos do total (46%) de impugnações por esse motivo. Outra situação de inegibilidade é a de políticos condenados por improbidade administrativa, com 18 casos, representando 24% do total.


Até o fim de agosto, as contestações devem ser julgadas pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) e, após a decisão, os candidatos poderão recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE)