ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

BM aprova ajuda de US$ 200mi para conter ebola na África

Fundos vão ser destinados a equipamentos médicos, apoio a trabalhadores de saúde e outros materiais

Data: Terça-feira, 05/08/2014 00:00
Fonte: EFE - Agencia EFE

 

O presidente do BM, Jim Yong Kim, informou que o financiamento foi aprovado a pedido de três países africanos
Foto: Manish Swarup / AP

O Banco Mundial (BM) anunciou nesta segunda-feira que destinará US$ 200 milhões em fundos de emergência para ajudar Guiné, Libéria e Serra Leoa a conter o surto de ebola detectado na África, que provocou a morte de quase mil pessoas.


O presidente do BM, Jim Yong Kim, informou que o financiamento foi aprovado a pedido destes três países, os mais afetados pelo surto, e a Organização Mundial da Saúde (OMS). Kim, médico de formação, se disse "muito preocupado com as muitas vidas que correm perigo" a menos que se detenha "esta epidemia de ebola de maneira categórica".


"Acompanho de maneira constante seu impacto mortal e estou profundamente triste por como assolou profissionais da área da saúde, famílias e comunidades, alterou o cotidiano e levou à ruptura de sistemas de saúde que já eram frágeis em três países", afirmou o presidente do BM em comunicado.


Estes fundos vão ser destinados a equipamentos médicos, apoio aos trabalhadores de saúde e outros materiais vitais para estabilizar os sistemas de saúde, acrescentou a instituição.


O anúncio do BM aconteceu durante a participação de Kim no início da Cúpula de Líderes Africanos em Washington, à qual compareceram 42 chefes de Estado. Segundo dados da OMS divulgados hoje, o vírus do ebola já infectou 1.603 pessoas, das quais 887 morreram.