ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Juara: Chuvas e má condições das estradas estaduais causam prejuízos

Data: Sexta-feira, 21/01/2011 00:00
Fonte:

Fonte: Juaranet

Neste mês de Janeiro a quantidade de chuvas foi intensificada, e consequentemente devido as más condições de nossas estradas a situação se agravou, surgindo imensos atoleiros e deixando partes de algumas estradas alagadas, devido a não terem realizado serviço correto de drenagem e  manutenção no período da seca.Somente nas últimas 48 horas ( Dias 20 e 21), a quantidade de chuvas que caiu em Juara foi de 78,2 mm, conforme dados da estação automática de Juara, colhidas no site do INMET, o qual mede o índice pluviométrico de hora em hora.

Uma das estradas que mais esta em condições difíceis para o tráfego, é a estrada que liga Juara a região de Itapaíuna,(MT 160), sendo ela uma estrada estadual, em vários trechos ocorre alagamento da estrada neste período

Em alguns pontos já se formaram atoleiros, entre eles um que esta aproximadamente no km 16, próximo da comunidade Barraco Preto. Na altura do Km 40, na subida da serrinha antes da localidade do Tatu( trevo de Tabaporã). No córrego da onça, onde um atoleiro com mais de 100m se formou. Outro ponto crítico é na altura do km 65, próximo a Fazenda do Sr. Domingos de Farias.

 Nesta localidade uma equipe da Prefeitura Municipal realizou um paleativo para que a estrada nao ficasse interditada de vez, mais se as chuvas persistirem dificilmente esse local contiunará permitindo a passagem de veículos.

No trecho da ponte do Rio dos Peixes, próximo a lanchonete em uma subida íngrime tambem o transito esta impedido e os veículos só conseguem transpor esse local com ajuda de tratores. Mais pra frente um pouco já na Serra da Itapaíuna, uma fila de carretas aguardavam para conseguir passar por outro atoleiro.

Mesmo o Governo Estadual tendo adquirido vários conjuntos de maquinários, os quais estão envolvidos no escândalo nas compras onde foi constatado pelo MPE um superfaturamento de R$ 44 milhões, não foi o suficiente para que amenizassem e realizassem um serviço de qualidade para que não viessem acontecer o que ocorre hoje.



Produtores rurais, empresários do ramo madeireiro, profissionais da área de transporte, reclamam da quantidade de impostos que pagam, e todo ano é a mesma coisa, ficando isolados muitas vezes devido a precariedade de nossas estradas. "Não parece que o município de Juara tem importância para o Estado de Mato Grosso, mesmo tendo um dos maiores rebanhos bovinos do Estado, sendo o maior exportador de madeiras, mesmo assim é esse tipo de retorno que nós Juarenses temos de nossos representantes." Desbafou um produtor que estava com seu carro atolado.