ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

UE congela bens de 8 russos e 3 empresas por crise ucraniana

Entre as empresas está o Banco Nacional Comercial da Rússia, primeira instituição bancária a se instalar na Crimeia após anexação

Data: Quarta-feira, 30/07/2014 00:00
Fonte: Reuters

 

 
Presidente russo, Vladimir Putin. 30/07/2014
Foto: Alexei Nikolskyi / Reuters

A Comissão Europeia publicou os nomes de oito russos, incluindo alguns próximos do presidente da Rússia, Vladimir Putin, e três empresas que terão os bens congelados como parte das sanções devido às ações de Moscou no leste da Ucrânia.


As pessoas na lista incluem Arkady Rotenberg, que é parceiro de longa data de judô de Putin. Yury Kovalchuk e Nikolai Shamalov - os dois maiores acionistas do Banco Rossiya, uma instituição de São Petersburgo que cresceu rapidamente depois que Putin se mudou para Moscou e se tornou presidente em 2000 - também foram sancionados.


Entre as empresas está o Banco Nacional Comercial da Rússia, que foi a primeira instituição bancária a se instalar na Crimeia depois da anexação da região no início do ano.


As duas outras companhias são a fabricante de armas antiaéreas Almaz-Antey e a companhia aérea Dobrolyot, que opera voos entre Moscou e Simferopol, na Crimeia.


A lista de nomes anunciada nesta quarta-feira eleva o número de indivíduos e entidades com restrições de viagens e congelamento de bens para 95 pessoas e 23 organizações.


A tensão entre Moscou e o Ocidente sobre o apoio da Rússia aos rebeldes no leste da Ucrânia se agravou após a derrubada do avião da Malásia sobre o território controlado pelos separatistas em 17 de julho, o que, segundo países ocidentais, foi causado por um míssil fornecido pelos russos.