ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Neymar marca golaço no fim, e sub-20 bate a Colômbia em Tacna

Data: Sexta-feira, 21/01/2011 00:00
Fonte:

Márcio Iannacca

Mesmo sem uma atuação brilhante do craque Neymar, a Seleção Brasileira sub-20 deu um passo importante para garantir uma vaga na próxima fase do SulAmericano da categoria. Na madrugada desta sexta-feira, o time canarinho venceu a Colômbia, considerada uma das favoritas pelo técnico Ney Franco, por 3 a 1, no Estádio Jorge Basadre, em Tacna, e se manteve na liderança da competição, com seis pontos. Casemiro, Willian José e próprio atacante do Santos fizeram os gols do triunfo. Cardona, de pênalti, diminuiu para os rivais.

Com o resultado, a Seleção sub-20, que ocupa a ponta da chave, praticamente garantiu uma vaga na próxima fase. O Paraguai, que enfrenta o Equador na terceira rodada do Grupo B, está em segundo, com três. No próximo domingo, às 11h30m (14h30m, de Brasília), o Brasil vai enfrentar a Bolívia, em Moquegua. Já os colombianos vão folgar.

Expulso na estreia da Seleção Brasileira sub-20, na última terça-feira, na vitória por 4 a 2 sobre o Paraguai, o técnico Ney Franco assistiu ao confronto da tribuna de honra do estádio ao lado do assistente da equipe principal, Sidnei Lobo. O auxiliar Moacir Pereira foi quem comandou o time do banco de reservas.

Nervosismo e poucas chances de gol na etapa inicial em Tacna


Assim como na estreia, a Seleção Brasileira não começou bem a partida. Os colombianos tinham mais domínio de bola e tentavam chegar ao ataque na base da velocidade, principalmente com os lances do camisa 11 Castillo. Mas a primeira chance clara de gol foi do time canarinho, aos 19. Lucas dominou na entrada da área e soltou a bomba. O goleiro Mosquera fez uma grande defesa.

Quatro minutos depois, a  Colômbia respondeu. Cardona cobrou direto uma falta pelo lado esquerdo da grande área. O goleiro Gabriel saltou para defender, mas a bola explodiu no travessão. Quase o primeiro gol dos colombianos. A partir daí, a Seleção passou a ter mais posse de bola e a controlar o jogo.

Mais discretos do que os paraguaios, os colombianos também abusavam das faltas no meio-campo. Em uma delas, Castillo segurou Casemiro e o árbitro argentino Dário Ubriaco sequer advertiu o atleta com o amarelo. No lance seguinte, pancada em Neymar e finalmente Cardona foi premiado com um cartão.

Os lances incomodoram os brasileiros, que chegaram a esboçar uma reclamação com o árbitro. Neymar, no entanto, tomou à frente e trocou algumas palavras com o argentino. Atitude bem mais tranquila do que na estreia contra os paraguaios, quando a Seleção Brasileira teve dois jogadores expulsos na etapa final (Zé Eduardo e Henrique).

Ainda no primeiro tempo, aos 38, Lucas fez uma ótima jogada e lançou para Diego Maurício na intermediária. O atacante ganhou na corrida do adversário, invadiu a área e soltou a bomba. A bola passou por cima do gol de Mosquera.

Casemiro, Willian José e Neymar marcam e garantem mais três pontos para a Seleção

A Seleção voltou melhor para a etapa final. Com a mesma formação, o time quase marcou o primeiro logo aos três minutos. Neymar fez uma linda jogada, passou por dois adversários e rolou para Willian José na entrada da área. O atacante soltou a bomba e a bola explodiu na trave de Mosquera, que nada poderia fazer.

Na sequência do lance, Lucas deu um lindo toque de calcanhar e deixou Casemiro de frente para o gol. O volante chutou errado e deperdiçou uma ótima oportunidade de abrir o marcador.

Não demorou para o Brasil marcar o primeiro gol. Aos nove, Diego Maurício recebeu pelo lado direito e cruzou. Casemiro apareceu como elemento surpresa e cabeceou para marcar o primeiro do time canarinho em Tacna. A Seleção seguiu melhor e fez mais um aos 17. Lucas fez ótima jogada pela direita e tocou para Willian tocar para o fundo da rede: 2 a 0.

Após o segundo gol, um branco no time canarinho. Cardona invadiu a área pelo lado esquerdo e foi derrubado por Bruno Uvini. Pênalti para a Colômbia. O próprio apoiador cobrou e diminuiu. Aos 41, Willian José tocou para Neymar pelo lado esquerdo. No mano a mano, o craque passou pelo defensor e chutou para marcar um golaço e sacramentar a vitória brasileira: 3 a 1.