ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

UFMT - Abertas inscrições para curso de energia solar

Data: Quinta-feira, 20/01/2011 00:00
Fonte:

Ascom

Abertas inscrições para curso de energia solar

Projeto faz parte de convênio com entidades alemãs

Estão abertas a partir de hoje, dia 19, as inscrições para o curso de extensão sobre energia solar térmica e fotovoltaica.  As vagas, em número de 25, se destinam preferencialmente a professores e a alunos da UFMT, devendo os interessados solicitar o formulário de pré-inscrição pelo e-mail [email protected]. As aulas serão ministradas na Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia (Faet), no período de 14 a 19 de fevereiro, de segunda-feira a sábado, das 8 às 12 e das 13h30 às 17h30, perfazendo um total de 48 horas.
 
Este curso faz parte de um projeto de parceria público-privada, resultante de um convênio entre a UFMT e a Regional Turíngia da Sociedade Alemã de Energia Solar - DGS. O principal objetivo do projeto é contribuir para a multiplicação da utilização das fontes de energias renováveis, principalmente a energia termo-solar. Para tanto, prevê a instalação de equipamento de refrigeração através de energia solar térmica, envolvendo a formação de educadores para a multiplicação do conhecimento em energias renováveis através da Escola Solar. Além da UFMT e da sociedade alemã DGS, estão envolvidos no projeto o Ministério Federal Alemão de Cooperação Econômica e Desenvolvimento, o Hotel Pousada do Parque, em Chapada dos Guimarães e outras empresas alemãs.

Ainda para 2011, já estão agendados mais três eventos: um workshop, nos dias 7 e 8 de maio, destinado a instaladores de sistemas de ar condicionado e de aquecimento de água; um workshop no dia 10 maio , para proprietários de hotéis; e um curso básico de energia solar (fotovoltaica e solartermia)  a ser realizado junto com o Sebrae, de 14 a 19 de maio. 

A professora Andrea Paula Ferreira, do Departamento de Arquitetura da UFMT, informa que as empresas alemãs JSJ Jodeit GmbH, SiCeram GmbH e MGP desenvolveram um sistema de refrigeração solar, o qual foi instalado na Pousada do Parque, hotel localizado em Chapada dos Guimarães como um piloto. Trata-se de um sistema único de inversão térmica, o primeiro a ser instalado nas Américas, que usa calor solar ou industrial, para refrigeração de prédios, salas, indústrias, etc.  A operação é monitorada e documentada com as informações necessárias para a aplicação econômica desta tecnologia no Brasil e, paralelamente, será desenvolvida uma campanha de informação para a refrigeração solar,  visando à construção de um programa de energias renováveis. 

Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected].