ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Integrantes do MST ocupam prédio da Justiça Federal em Cuiabá

Eles reivindicam o andamento de processos em tramitação da Justiça.

Data: Terça-feira, 22/07/2014 00:00
Fonte: G1 MT

Integrantes do Movimento Sem Terra (MST) ocuparam o prédio da Justiça Federal em Mato Grosso nesta terça-feira (22) para reivindicar o destravamento de processos referentes à desapropriação de cinco propriedades rurais no estado. Cerca de 150 pessoas estão no local e aguardam reunião com um magistrado responsável pelos trâmites processuais. Um dos processos, segundo o MST, já se arrasta por mais de 13 anos.

 

Uma das representantes, Lucinéia Freitas, disse que os processos são referentes a cinco áreas localizadas nos municípios de Jaciara, Cáceres e Acorizal. Segundo ela, as famílias que devem se mudar para os locais estão acampadas há anos, aguardando definição das áreas. "Tem cinco processos parados na Justiça há vários anos e hoje viemos aqui [na Justiça Federal] para cobrar que a situação seja resolvida", afirmou.

 

Nenhuma propriedade em questão, sendo duas em Cáceres, está ocupada pelos sem-terra. As fazendas Mutum e Rancho Verde, no município, têm capacidade para abrigar 230 famílias, de acordo com a representante do MST. As demais têm condições de acomodar outras 200.

 

Lucinéia explicou que algumas áreas foram consideradas improdutivas pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), mas que os proprietários das terras recorreram à Justiça e pediram a realização de perícia para comprovar que as áreas são produtivas. Enquanto a perícia não é feita e o resultado não é divulgado, o processo fica parado. Esse é um dos problemas que impedem o andamento dos processos, conforme a sindicalista.