ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Kerry promete se esforçar até conseguir cessar-fogo em Gaza

O secretário de Estado americano, John Kerry, se comprometeu a continuar a mediação até alcançar um cessar-fogo entre Israel e Hamas em Gaza

Data: Terça-feira, 22/07/2014 00:00
Fonte: EFE - Agencia EFE

O secretário de Estado americano, John Kerry, se comprometeu nesta terça-feira no Cairo a continuar a mediação até alcançar um cessar-fogo entre Israel e Hamas em Gaza, antes de sua reunião com o secretário-geral da Liga Árabe, Nabil al Araby.


Na sede da organização pan-árabe no Cairo, Kerry e Al Arabi analisaram o plano apresentado pelo Egito na semana passada de cessação das hostilidades.


Kerry, que chegou ontem à noite ao Cairo, pretende pressionar para que esta iniciativa seja aplicada, um passo que para ele depende do Hamas, que inicialmente rejeitou a proposta.


Já Arabi disse aos jornalistas ter esperança que as visitas de Kerry e do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, ao Egito promovam um cessar-fogo.


Para ele a última resolução do Conselho de Segurança da ONU sobre Gaza é insuficiente para frear a violência e agradeceu aos Estados Unidos pela ajuda humanitária de US$ 47 milhões para os palestinos da Faixa.


Antes da reunião com Arabi, o chefe da diplomacia americana se reuniu com seu colega egípcio, Sameh Shukri, também para analisar a situação em Gaza, onde em duas semanas de ofensiva israelense morreram mais de 580 palestinos e 27 soldados israelenses.


Kerry se reunirá nas próximas horas com o presidente do Egito, Abdul Fatah al Sisi, e depois dará uma entrevista coletiva, segundo a presidência egípcia.


Espera-se a visita ao Egito do dirigente do movimento palestino Fatah, Azam ao Ahmed, que se reunirá com Shukri e diplomatas egípcios.