ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Casa do Parque abre a exposição “Muay Thai – Arte da Liberdade”

Data: Segunda-feira, 14/07/2014 00:00
Fonte: Da Assessoria/ Sandra Carvalho


A Casa do Parque transcende a diversidade do espaço cultural ao lançar em Cuiabá neste dia 17 de julho, quinta-feira, a exposição “Muay Thai – Arte da Liberdade”. São 14 fotografias de Leandro Paraná, irmão do professor de Muay Thai Alex Paraná, feitas na Tailândia, berço da modalidade que virou febre no Brasil. A exposição, que será aberta às 19 horas, segue até o dia 26 de julho.


As fotos de Leandro Paraná promovem a história do Muay Thai, arte marcial Tailandesa que surgiu há mais de 2.000 anos. “Existem várias versões sobre a origem do Muay Thai, mas nenhuma exata, pois os documentos históricos sobre a origem do povo tailandês e também sobre a origem do Muay Thai foram destruídos, quando o exército Birmane arrasou e saqueou a capital Ayutthaya reduzindo-a a ruínas, e com isso destruindo muito sobre a história do povo tailandês”, relata.


E lembra que os ataques fizeram com que os tailandeses criassem um método de defesa para combatê-los e lutassem pela paz e liberdade que estava sendo roubada, foi aí que houve o surgimento do Muay Thai, a ‘’arte dos livres’’. “A prática da luta e autodefesa fazia com que os praticantes desenvolvessem o autoconhecimento e assim adquirindo o controle físico, mental e espiritual que os deixavam preparados para qualquer momento de suas vidas”, acrescenta o fotógrafo.


Esse treinamento, segundo Leandro, tinha como base suas tradições budistas que prezavam a paz e a harmonia como sua maior riqueza e que após conquistada teria que ser protegida a qualquer custo. Com o passar dos anos o Muay Thai se tornou parte da cultura Tailandesa e leva milhares de turistas todos os anos à Ásia para conhecerem o país dos livres que ficam impressionados com tanta beleza, cultura e harmonia desse lugar encantado.


“Lutar Muay Thai é evoluir e encontrar-se espiritualmente em sua arte marcial. Tendo sua paz conquistada, se manterá fiel a sua tradição, pois encontrou algo sólido e seguro para manter-se em paz. Vivendo na certeza que essa paz não irá mudar, pois tradição não muda, as pessoas é que mudam. O único significado de ser um lutador tradicional é saber que podemos fazer parte da sua cultura”, explica, enaltecendo a inciativa da Casa do Parque de abrir as portas para o seu trabalho.


O mestre Alex Paraná, que vive há sete anos em Cuiabá, é um especialista na cultura tailandesa e também valoriza a sua inserção num espaço como a Casa do Parque. “Estamos em constante aperfeiçoamento realizando intercâmbios para aprender cada vez mais da cultura deles, especialmente o Muay Thai, e estamos com uma expectativa muito grande em relação a esta exposição porque é um privilégio ter a oportunidade de dividir com os visitantes da casa esse conhecimento que temos adquirido ao longo dos anos na Tailândia”, pontua o mestre.


A exposição, ainda segundo Alex Paraná, é uma maneira de reverenciar o Muay Thai, sua filosofia de vida que tem como base o respeito. “Nossa família teve a oportunidade que poucos tiveram de conhecer a verdadeira cultura tailandesa e por isso estamos trabalhando para resgatá-la e essa exposição vem justamente com esse objetivo e está sendo materializada graças ao apoio da Casa do Parque”, completa o mestre.


Flávia Salem, idealizadora do espaço e adepta da filosofia, descreve o novo momento: "A Casa do Parque abre suas portas para receber esta exposição, que traz os meandros da cultura tailandesa representada por monumentos, crenças e tradições. O muay thai é uma prática milenar e faz parte da história deste povo que lutou muito pela paz.  Não só admiro como pratico esta arte marcial que faz bem ao corpo e ao espírito."


Serviço: A Casa do Parque está localizada na Rua Marechal Severiano de Queiroz, 455, bairro Duque de Caxias, Cuiabá-MT, próximo à entrada dos fundos do Parque Mãe Bonifácia.