ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

TRE manda Youtube remover vídeo ofensivo a Taques; PF investiga autor

Data: Segunda-feira, 14/07/2014 00:00
Fonte: RDnews/ Thaisa Pimpão

Rdnews

Advogado Paulo Taques

 Advogado Paulo Taques nega que o objetivo da ação seja censurar a internet


Uma decisão liminar proferida pelo juiz auxiliar do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Paulo Cézar Alves Sodré, na sexta (11), determinou a retirada no prazo de 24h de vídeo do site Youtube, no qual o senador Pedro Taques (PDT), candidato ao governo do Estado nas eleições deste ano, aparece elogiando o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB). A determinação foi feita após pedido impetrado pela defesa do pedetista por meio da coligação Coragem e Atitude para Mudar.


Segundo o advogado Paulo Taques, que representa o pedetista,  classifica o vídeo   como  montagem de caráter extremamente ofensivo. “Toda informação que é mentirosa tem que ser banida. As críticas fazem parte do pleito, mas o ato criminoso de adulterar a fala do Pedro para transformá-la em vexatória, aí sim merece intervenção da Justiça”, explica. 


A defesa ainda esclarece que o pedido liminar protocolado no TRE não teve o intuito de censurar a o conteúdo da internet.  O objetivo, conforme Paulo Taques, é  vedar o vídeo que foi adulterado.


Além disso, o advogado também afirmou  que o autor da postagem da gravação na rede social Facebook é um funcionário comissionado da Casa Civil de Mato Grosso. “Também pedimos ao Ministério Público Eleitoral para que peça para a Polícia Federal instaurar  inquérito para apurar o caso. Queremos saber se a pessoa em questão usou a máquina no compartilhamento do vídeo”, completa.


Em sua decisão, o juiz Paulo Cézar Sodré justifica que “enxerga-se no material apresentado conteúdo ridicularizante, apto a configurar as afirmações injuriosas de que cuida o art. 243, IX, do Código Eleitoral. No particular, ademais de valer-se de expediente de trucagem, o vídeo transmite, de maneira subliminar, a ideia de que o candidato Representante desrespeita e subestima a inteligência do povo”, diz trecho dos autos.


Renan Calheiro é senador por Alagoas e é conhecido pelo suposto envolvimento em dezenas de casos de corrupção, que vão de crimes ambientais a relações ilegais com empresas da iniciativa privada. Ele ocupa o cargo de presidente pela terceira vez desde fevereiro de 2013.