ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Lei vai implantar Programa Preventivo de Alcoolismo em escolas públicas de MT

Podendo ser capacitação de professores e agentes para que possam ministrar palestras, direcionar atividades dentro e fora das salas de aula, com fundamento e conhecimento sobre o tema abordado

Data: Segunda-feira, 14/07/2014 00:00
Fonte: Da Assessoria

Com objetivo de prevenir crianças e adolescentes com relação aos danos causados pelo álcool no organismo, que o deputado Airton Português(PSD), apresenta o projeto de Lei que prevê a implantação de Programa Preventivo do Alcoolismo nas redes de escolas Públicas e privadas de Mato Grosso.


Sendo o mesmo apresentado em escolas de ensino fundamental e médio, de forma e linguagem ostensiva, direcionadas para cada faixa etária, nas escolas públicas e privadas de Mato Grosso , por professores e agentes treinados, fazendo com que essas crianças e adolescentes tornem disseminadores da proposta apresentada.


“ A aprovação dessa lei será de grande valia para a rede pública de ensino. Principalmente por ser uma forma de prevenir nossas crianças e adolescente ao uso do álcool muito cedo, que segundo pesquisas, é um dos causadores da morte de milhares de pessoas no mundo. Uma forma também desses jovens levarem para casa o que aprenderam durante as palestras realizadas”, disse Português.


Com o parecer será desenvolvido ou incentivado pelo Poder Judiciário os eventos pertinentes à proposta apresentada.


Podendo ser capacitação de professores e agentes para que possam ministrar palestras, direcionar atividades dentro e fora das salas de aula, com fundamento e conhecimento sobre o tema abordado, além de concursos culturais em escolas, que envolvam o tema, desde redações, passando por teatros, composições musicais, desenhos ilustrativos, paródias e outros que, por ventura, surjam entre os participantes.



“Acredito que esse Projeto do deputado Airton Português mudará a vida de muitos jovens da rede pública de ensino. Tanto que alguns não recebem conselhos em casa sobre o consumo da bebida alcoólica. Ou até mesmo convivem com essa situação durante anos”, disse Maria Mello, Professora de rede pública.


Depoimento de pessoas que conseguiram se recuperar do vício e que foram reintegrados na sociedade, sendo convidadas pelos organizadores, mostrando de forma concreta os males que o vicio do álcool podem causar, estará no cronograma do Projeto de Lei , quando for aprovado.


Além da participação de médicos vinculados ao Estado em palestras, mostrando através de vídeos, figuras ilustrativas e outros materiais que tenham acesso, os males acarretados pelo uso do álcool ao longo dos anos.


A proposta do Programa também trás convênios com instituições, agências de propaganda, empresários que desenvolvam atividades que envolvam a prevenção e conscientização a respeito do assunto.


A produção de material didático elaborado em forma de apostila para que os alunos possam desenvolver atividades escritas, bem como visitas a centros de recuperação de alcoólatras, caso haja na cidade, para conversar com pessoas que se disponham a colaborar, também fará parte do Programa.


Os trabalhos ocorrerão durante uma semana, uma vez por ano, sendo executado no segundo semestre.


As despesas advindas desse programa, disposto como lei, correrão por conta de dotações orçamentárias da Secretária de Estado de Saúde (SES-MT).