ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Alemães dizem que amizade com os EUA está mantida

Porta-voz de Merkel afirmou que espionagem não abala relação

Data: Sexta-feira, 11/07/2014 00:00
Fonte: Agência ANSA

O porta-voz da chanceler Angela Merkel, Steffen Seibert, declarou hoje (11) que a relação com os Estados Unidosnão foi abalada por culpa do Datagate. "A amizade com os Estados Unidos não está em discussão. A nossa colaboração com os serviços [de segurança] são mais amplos e profundos", disse Seibert.    


Já o porta-voz do Ministério de Relações Exteriores do país, Martin Schaer, afirmou que "o nosso relacionamento deve ser baseado no respeito recíproco e na confiança" e que "Berlim quer renovar e reviver o relacionamento com Washington".    


O caso chamado de Datagate refere-se às espionagens da Agência Nacional de Segurança (NSA) norte-americana contra Merkel. Com as denúncias de Edward Snowden, o Parlamento alemão criou uma comissão para investigar a suposta espionagem. Porém, foi descoberto que um espião alemão estaria infiltrado no grupo que analisa o caso e que ele teria vendido informações aos EUA.    Ontem (10), o governo alemão confirmou a expulsão do chefe do serviço secreto norte-americano que tinha como base Berlim.    


Para explicar os motivos dessa expulsão, o ministro de Relações Exteriores, Frank Walter Steinmeier, encontrará neste final de semana o seu homólogo norte-americano, John Kerry em Viena.