ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

RJ terá maior esquema de segurança da história para final

Data: Sexta-feira, 11/07/2014 00:00
Fonte: Do G1
Foto: Reprodução G1


O secretário de Segurança do Rio, José Mariano Beltrame, informou na manhã desta sexta-feira (11) que 25.787 homens de várias corporações participarão do esquema de segurança da final da Copa do Mundo no Rio de Janeiro. O secretário classifica o esquema como a maior operação de segurança da história do Rio de Janeiro.

 
"Temos no Rio de Janeiro a partir de hoje a maior operação de segurança que a cidade, talvez o país, já tenha visto. Uma responsabilidade imensa de todos nós", disse Beltrame, durante coletiva realizada no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) do Rio de Janeiro.

 
Questionado sobre o motivo deste ser o maior esquema da história, já que a Jornada Mundial da Juventude teve 3 milhões de turistas, enquanto a final da Copa terá cerca de 100 mil alemães e argentinos, Beltrame falou que os eventos têm natureza muito diferente. "A Jornada era um evento completamente religioso", afirmou.

 
O número de quase 26 mil agentes se refere aos horários de pico, e incluem, além do policiamento do estádio do Maracanã, na Zona Norte, no Palácio Guanabara, na Zona Sul,  e Lapa, no Centro, reforço em lugares com grandes concentrações de argentinos, como o Sambódromo, no Centro; Fundão, Zona Norte; e Búzios, na Região dos Lagos.

 
Ao todo serão 14.984 homens da Polícia Militar do Rio, 9,3 mil do Ministério da Defesa, mil homens da Polícia Federal, 800 homens da Força Nacional, 800 homens da Polícia Rodoviária Federal, 1.750 bombeiros, 1.032 Guardas Municipais, 505 policiais civis, 600 homens da CET- Rio e 1,6 mil stewards (seguranças da Fifa).

 
O número de profissionais envolvidos na segurança da final da Copa do Mundo superou outros dois eventos recentes que foram sediados na cidade. Durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), realizada em julho do ano passado, o Governo do Estado disse, através do site, que houve um reforço de cerca de 7 mil policiais civis e militares, que se somaram ao efetivo ordinário da Região Metropolitana.

 
No caso da Rio+20, cerca de 20 mil homens das Forças Armadas, polícias Militar, Civil e Federal, além de agentes da Receita e da Guarda Municipal trabalharam na conferência da Organização das Nações Unidas (ONU).

 
Ações desde sexta
 
Nesta sexta, os sobrevoos de aeronaves do entorno do Maracanã ficam proibidos entre as 14h e 18h. A restrição será aplicada porque, por volta das 16h, a equipe que organiza a cerimônia de encerramento - artistas, coreógrafos e organizadores - farão um ensaio no estádio.

 
O esquema começa a ser posto em prática de fato no sábado, véspera do evento, com o efetivo de 5 mil PMs. O número de policiais civis vai ser 30% maior do que o utilizado durante as disputas do mundial e a Força Nacional também aumentou o efetivo - o dobro de agentes fará a segurança nesta operação.

 
Às 17h de sábado, o estacionamento no entorno do Maracanã passa a ser proibido. Por volta das 23h começam as interdições parciais das vias que passam pela região. "É um fechamento de grande porte, mas nós sinalizamos toda essa rota. É importante que evitem passar por essa região", explicou Joaquim Diniz, diretor de operações da Cet-Rio.

 
Desta vez, a ação dos seguranças vai ser bem mais abrangente do que nos outros jogos disputados no Rio. Regiões como a Rua Visconde de Niterói, perto da Mangueira, e a Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, estão dentro da área de proteção e têm circulação restrita.

 
A área de lazer na Orla de Copacabana, Zona Sul, tradicionalmente realizada no domingo, será feita nos dois dias do fim de semana. No sábado, por volta das 14h, será feito um fechamento da Avenida Atlântica, na pista junto à orla, na altura da Rua Figueiredo de Magalhães até a Avenida Princesa Isabel. O esquema será repetido no domingo, a partir das 16h30.

 
Muitos dos 9,3 mil militares recrutados são da Marinha e da Aeronáutica. Eles serão responsáveis por fazer uma barreira flutuante na Baía de Guanabara, com cerca de 25 embarcações bloqueando o acesso do oceano.

 
Beltrame argumentou que o aumento do efetivo para a final acontece "pela preocupação em garantir a segurança da cidade, dos turistas e dos chefes de estado que estarão presentes para este evento".

 
Sobre a ampliação do perímetro de bloqueio para pessoas  na área do Maracanã, o secretário disse que ele acontecerá "para evitar a circulação de pessoas sem ingressos, com ingressos falsos ou ingressos de outros jogos a procura de oportunidade para conseguir acesso ao estádio".

 
Prevenção ao terrorismo
 
Sobre terrorismo o almirante Zuccaro, chefe do estado maior do Centro de Defesa de Aérea disse que dentro do planejamento da atuação das forças militares há "o combate e prevenção de terrorismo". "Ameaças não se fizeram presentes mas não podemos descartar essa possibilidade", acrescentou.

 
As medidas de segurança condizem com a visibilidade dos visitantes. Oito chefes de estado devem acompanhar a partida final, além da presidente Dilma Rousseff. Entre as autoridades, está confirmada a presença da primeira-ministra alemã Angela Merkel e o presidente da Rússia Vladimir Putin.