ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

ONU convoca entrevista para anunciar novo mediador para a Síria

O italiano Staffan de Mistura é o esperado para ocupar o cargo

Data: Quarta-feira, 09/07/2014 00:00
Fonte: EFE - Agencia EFE

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, vai conceder nesta quarta-feira (9) uma entrevista coletiva na qual possivelmente anunciará o substituto de Lakhdar Brahimi como mediador internacional para a Síria.


O porta-voz das Nações Unidas, Stéphane Dujarric, fez o anúncio da entrevista na sede da ONU, mas evitou antecipar detalhes sobre quem ficará com o cargo. Fontes da ONU disseram que o sucessor de Brahimi, que renunciou ao cargo em maio, será o ex-ministro das Relações Exteriores italiano Staffan de Mistura, mas a informação não foi confirmada oficialmente.

 

O porta-voz do secretário-geral da ONU só informou que Ban falará com os jornalistas por volta das 16h30 locais (19h30 de Brasília) para se referir aos últimos "eventos no Oriente Médio", sem maiores detalhes.


O ex-ministro das Relações Exteriores da Itália, Staffan de Mistura (foto), é o grande favorito para o cargoAP

 

Questionado se De Mistura está em Nova York ou conversou recentemente com Ban, Dujarric respondeu que não tinha "informação sobre o paradeiro" do diplomata italiano. Brahimi renunciou ao posto de mediador internacional para a Síria após dois anos de gestões, frustrado pelos fracos resultados de sua gestão para pôr fim ao conflito na Síria.


Ele foi designado para o cargo em agosto de 2012. Mais de 162 mil pessoas morreram desde o início do conflito na Síria, em março de 2011, de acordo com o último boletim do Observatório Sírio de Direitos Humanos.