ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Assassinado com 2 tiros no Pantanal ex-prefeito e ex-secretário Marchetti

Velório será no saguão da Prefeitura de Primavera do Leste; Município decreta luto de 3 dias; ex-governador Blairo Maggi cobra apuração do crime e classifica o ex-assessor de um amigo alegre

Data: Terça-feira, 08/07/2014 00:00
Fonte: RDnews/ Romilson Dourado

O ex-prefeito de Primavera do Leste e ex-secretário de Estado, Vilceu Marchetti,  foi encontrado morto na segunda à noite na sede de uma de suas fazendas no Pantanal. Não se sabe ainda se ele estava na fazenda Trinidá, na Baía São João, a cerca de 60 km do distrito de Mimoso, ou se na Marazul, na região de Capoeirinha, divisa de Santo Antonio do Leverger com Barão de Melgaço.  Tropas policiais em viaturas foram deslocados para o local. Vilceu foi executado com dois tiros na cabeça. O governador Silval Barbosa acaba de ser informado pelo comandante-geral da PM, coronel Nerci Dinardi.


Vilceu foi visto pela manhã na comunidade de Barreirinho, próximo a Leverger, acompanhado de dois netos. Beto Marchetti, filho de Vilceu, confirmou o assassinato. A informação chegou a ele, por telefone, por um de seus filhos que estava em companhia do ex-secretário. A polícia não sabe o que motivou o crime. 


Militante do extinto PFL (hoje DEM), Vilceu Marchetti começou na vida pública como vereador por Primavera do Leste, onde residia, e chegou a presidir a Câmara Municipal. Depois se elegeu prefeito, cumprindo mandato de 1992 a 1996.


No governo Blairo Maggi, a partir de 2003, após coordena a campanha do hoje senador na região Leste, Vilceu atuou como adjunto de Infraestrutura e, com a saída do comando da pasta de Luiz Antonio Pagot, se tornou titular. Continuou secretário até o início da gestão Silval Barbosa. Envolvido no escândalo sobre compra de maquinário, com superfaturamento de mais de R$ 40 milhões, Vilceu deixou o governo estadual sob forte desgaste. Virou réu na ação e, a partir daí, saiu da cena política.


Às 22h50 - Policiais estão no local; família discute onde será o velório

O destacamento da PM de Santo Antonio de Leverger informa que policiais numa viatura que se deslocaram à fazenda onde Vilceu Marchetti foi assassinado continuam no local. Acredita que o corpo só será removido dali durante a madrugada. Enquanto isso, os três filhos do ex-prefeito e ex-secretário estão reunidos em Primavera do Leste para decidir onde será o velório. A tendência é que seja no município, embora Vilceu já estivesse morando com a esposa numa chácara em Cuiabá há alguns anos.


Às 23h30 - Velório será no saguão da Prefeitura; Érico decreta luto de 3 dias

Familiares decidiram que o velório será no saguão da Prefeitura de Primavera do Leste, que há duas décadas foi administrada por Vilceu Marchetti. O corpo deve chegar ao município até às 7 horas desta terça. O prefeito Érico Piana (DEM), que está no quarto mandato, decretou luto oficial de três dias.


À 0h30 - Ex-governador lamenta, cobra rigor na apuração do crime e diz ter perdido um amigo alegre

O ex-governador e senador Blairo Maggi diz lamentar profundamente, com tristeza e pesar a morte do seu ex-secretário de Estado de Infraestrutura, Vilceu Marchetti, assassinado "de forma bárbara e cruel". Em nota, o ex-chefe do Executivo escreve: "Peço às autoridades competentes que, com urgência, apurem os fatos punindo os culpados com o máximo rigor da lei". Em seguida, completa: "A toda família Marchetti, meus sinceros sentimentos, rogando a Deus que os conforte e fortaleça em momento tão doloroso". "Perdemos um amigo alegre, que contagiava a todos e estava sempre pronto a ajudar o próximo. Que nossa fé seja inabalável".