ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Alemanha supera a França no Maracanã e pega o Brasil na semifinal

Pela primeira vez, uma seleção chega pela quarta vez seguida às semifinais. Alemanha já enfrentou adversários tradicionais, surpresas e o calor.

Data: Sexta-feira, 04/07/2014 00:00
Fonte: G1.globo.com/Jornal Nacional

Com a vitória desta sexta-feira (4) o Brasil vai ter como adversária a poderosa Alemanha. Mas para conseguir a vaga, os alemães tiveram que correr no sol forte do Maracanã contra uma boa geração de jogadores franceses. E não foi fácil. O placar foi apertado e o principal astro francês, Benzema, teve uma grande chance de empatar a partida no finalzinho do jogo. Mas o goleiro Neuer defendeu.


Era o fim do jogo. O goleiro Neuer pegou luvas e uniforme e caminhou sozinho. A festa alemã, quase fria. O sentimento de quem fez o que era obrigação.


Para os alemães, a Copa começa na semifinal. Será a décima 13ª em 18 Mundiais.


técnico Joachim Low mudou o time, mudou a tática. Escalou um centroavante Klose e colocou o capitão Philip Lahm para a lateral direita.


Aquela França ofensiva, de futebol bonito, se apequenou. Ficou sufocada pelo calor da tarde carioca e pela insistente troca de passes alemã.


Alemanha tocava a bola e esperava o momento certo, que apareceu cedo. Aos 12 minutos, Kroos cobrou falta, e o zagueiro Hummels subiu: 1 a 0.


Restava à França o contra-ataque, como um de Valbuena. Mas todas as vezes em que os franceses chegavam esbarrava numa muralha de 1,93m: Neuer.


No segundo tempo, ele estava lá de novo, na cabeçada de Varani. Não havia bola perdida para os alemães.


Poderiam ter feito o segundo. Por duas vezes, Schurle desperdiçou. E, aos 48 minutos do segundo tempo, Benzema tentou, mas Neuer botou a mão na bola e na vaga. Alemanha, 1 a 0. Choro francês. Rotina alemã.


Pela primeira vez, uma seleção chega pela quarta vez seguida às semifinais. Nesta Copa, a Alemanha já enfrentou adversários tradicionais, surpresas e o calor. Agora terá pela frente seu maior desafio: os donos da casa.


Neuer disse que preferia enfrentar o Brasil. "Tenho amigos brasileiros no meu clube, osfuncionários do hotel onde estamos. Toda a atmosfera desse Mundial. A Copa merece uma semifinal dessas."


Depois, ainda completou: "O povo brasileiro tem um grande coração. São pessoas felizes".


A tática da Alemanha no Brasil: frieza e paciência em campo. Fora dele, craques da simpatia.