ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Maracanã recebe seu penúltimo jogo da Copa em clima de feriado

Ruas no entorno fecham às 5h para duelo entre França e Alemanha. Estádio receberá também a final, no dia 13.

Data: Sexta-feira, 04/07/2014 00:00
Fonte: Do G1 Rio

Maracanã receberá clássico europeu França x Alemanha (Foto: João Paulo Engelbrecht/RioTur/Divulgação)Maracanã receberá clássico europeu França x Alemanha (Foto: João Paulo Engelbrecht/RioTur/Divulgação)


O clássico europeu entre França e Alemanha pelas quartas de final da Copa do Mundo, nesta sexta-feira (4), às 13h, será o penúltimo jogo sediado pelo Maracanã durante o Mundial — o último é a grande final, dia 13. Para evitar impactos no trânsito da cidade, a Prefeitura do Rio decretou feriado e antecipou as interdições no entorno do estádio para as 5h.


Do confronto sai o oponente do Brasil na semifinal, caso o país-sede avance na competição. Às 17h, a seleção canarinho enfrenta a Colômbia, em Fortaleza. Por conta de eventos que transmitem a partida a céu aberto, como o Alzirão e o Fifa Fan Fest, a Prefeitura pede que os torcedores optem pelo transporte público.

 

As interdições no entorno do Maracanã começam às 5h com o fechamento da Avenida Eurico Rabelo e transversais. Uma hora depois fecha todo o entorno do estádio com previsão de liberação às 18h, se não houver prorrogação.


É proibida a venda e o consumo de bebida alcóolica no entorno do estádio duas horas antes e duas horas depois dos jogos.


Quem não conseguiu ingressos, pode aproveitar o Fifa Fan Fest, em Copacabana, Zona Sul, e torcer em clima de arquibancada. As atrações são Mocidade, Carrossel de Emoções e Blitz. O espaço é gratuito, mas sujeito a lotação. A região do evento também tem interdições.


Roteiros para aproveitar a cidade
Além disso, o G1 listou roteiros variados para torcedores aproveitarem a cidade. Há opções para apreciadores de um bom chope ou bons petiscos. Quem está no Rio tem ainda oportunidade de conhecer alguns dos redutos de samba mais tradicionais do Brasil. Ou, quem sabe, visitar um museu, ou conhecer as praias e cachoeiras da cidade. Para os mais animados, tem uma lista de locais para curtir um "funk até de manhã".


mapa, arte, maracanã, como chegar, metrô (Foto: Editoria de Arte/G1)


Locomoção para o estádio
Metrô e trem são os meios de transporte indicados para os torcedores que vão acompanhar o jogo no Maracanã. O ingresso do jogo valerá como bilhete para quem embarcar duas horas antes de a bola rolar e até duas horas depois dos jogos. A estação mais próxima do estádio foi finalizada às pressas. Multimodal, serve tanto para trem quanto para metrô.


Em três estações de trem, haverá atendimento trilíngue das equipes de "Posso ajudar?" e haverá operação especial para o horário de pico, iniciado 3h antes dos jogos no estádio. A estação ficará aberta das 5h às 23h.


Para evitar aglomeração na estação Maracanã, porém, os torcedores são aconselhados a saltar também nas estações São Francisco Xavier e São Cristóvão, de acordo com o setor de seu ingresso (entenda na imagem ao lado).


A estação Maracanã fica restrita aos torcedores com ingresso amarelo (setor A, B e C). Quem tiver o ingresso verde deve descer em São Cristóvão e caminhar cerca de 7 minutos. Por fim, os de bilhete vermelho devem descer na São Francisco Xavier.


Motorhomes e trailers de turistas que estiverem na cidade poderão estacionar no Terreirão do Samba, na Praça 11. A venda de cerveja, que será permitida dentro do estádio durante a competição, não vale fora dele. Um decreto municipal, assinado pelo prefeito Eduardo Paes em 2009, proíbe a venda e consumo de bebida alcoólica num raio de um quilômetro no entorno do estádio.

 

Interdições do Maracanã (Foto: Editoria de Arte/G1)